Educar para promover saúde

Ravena Mota Pontes, Rebecca Santos Souza, Samuel Vasconcelos Landim, Shelda Darling Barbosa Chaves, Valézia Marques Sales de Oliveira

Resumo


Introdução: O Diabetes Mellitus tem alta prevalência mundial e está associado a fatores de risco, como obesidade e sedentarismo. Se não diagnosticado precocemente, o DM traz como conseqüências várias complicações crônicas. Destarte, acadêmicos de medicina promoveram atividades para conscientizar e educar pacientes e familiares sobre a importância da adesão ao tratamento da Diabetes.

Objetivos: Estimular a adesão ao tratamento por parte dos pacientes diabéticos assistido por um Centro de Saúde da Família em Fortaleza-CE, tornando-os aliados no processo de promoção da saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Inicialmente, pacientes e familiares foram convidados a participar de uma reunião para exposição do projeto. Posteriormente, foram realizadas visitas à comunidade, objetivando conhecer a situação social da população estudada. Foram utilizados questionários semi-estruturados como instrumentos de coleta de dados visando perceber a compreensão dos pacientes sobre a doença. Após, durante café da manhã oferecido à comunidade, foram realizadas palestras abordando desde o conceito da diabetes até suas complicações.

Resultados: As ações realizadas contribuíram para a melhoria da percepção dos alunos acerca dos processos sociais envolvidos no adoecimento e para a ampliação da participação dos moradores nas ações programadas. Identificou-se que o morador que recebeu a visita domiciliar tornou-se um agente disseminador de informações, levando à participação de outros moradores nas demais atividades e à consequente melhoria na adesão ao tratamento e conscientização sobre a doença.

Conclusão ou Hipóteses: A experiência mostrou-se de grande valor social levando à consecução de seus objetivos, tais como aprimorar o nível de informação da população e melhorar a adesão dos pacientes ao tratamento. Também foi relevante para a formação dos alunos que puderam ter uma aproximação com a comunidade, experienciando na prática os problemas que enfrentarão profissionalmente.

 


Palavras-chave


Educação; Saúde; Promoção;

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.