Resgate de estratégias educativas na formação do trabalho em equipe na UBS

Herta Maria Castelo Branco Ribeiro, Maria Dos Remédios Silva Lira, Vânia Cristina Dos Reis Cavalcante

Resumo


Introdução: A prática das atividades educativas de educação permanente em saúde (EPS) e de educação continuada (EC) precisa ser estimulada no cotidiano dos processos, de trabalhos na Estratégia Saúde da Família, considerando a natureza “prescrita” da interdisciplinaridade em sua configuração. Este trabalho resgata algumas propostas metodológicas ativas que estimulem trabalho em equipe.

Objetivos: Oferecer subsídios metodológicos para profissionais da Estratégia de Saúde da Família, através de estratégias educativas ativas que valorizem o trabalho em grupo e possibilitem sua posterior aplicação no contexto das práticas com diferentes grupos assistidos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Numa perspectiva de intervenção, propomos então oficinas de sensibilização e capacitação dos profissionais para o trabalho em equipe e posterior utilização das atividades vivenciadas com diferentes grupos. Constitui-se da vivência de algumas metodologias ativas, a saber: 1) Aula Modificada; 2) Estudo Dirigido; 3) Aquário; É um tipo particular de exercício que pode ser usado para análise de processos de grupo ou para monitorar a eficiência da discussão em grupo; 4) Dramatização; 5) Simulação : Engloba situações muito próximas da realidade; 6) Jogos; 7) Dinâmica de grupo.

Resultados: O processo de vivências no contexto da Educação Permanente em Saúde da Família possibilita a construção de novas práticas profissionais a partir da inserção dos sujeitos na construção de seus conhecimentos. As metodologias ativas constituem-se estratégias educativas importantíssimas para a discussão dos mais diversos temas e a mudança de paradigmas na forma de ser e fazer no âmbito da saúde pública.

Conclusão ou Hipóteses: A construção do trabalho em equipe requer um esforço coletivo que pode e deve ser realizado por seus próprios membros e para estes, construindo uma identidade grupal reflexiva e proativa. As oficinas possibilitam a reflexão de diversos temas, aproximando a equipe desta unidade de trabalho, além de capacitá-los para utilização destas técnicas em suas práticas com diferentes grupos assistidos.

Palavras-chave


Estratégias Educativas; Trabalho em Equipe; Formação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.