Saúde da família: projeto de extensão do curso de fisioterapia

Levi de Almeida Santa Rosa, Waleska da Silveira, Jaqueline Almeida Pereira, Miller Alvarenga Oliveira, Marylim da Silva Freitas

Resumo


Introdução: A saúde da família representa a nova concepção do processo saúde-doença e seus condicionantes, associando diversos saberes, incluindo os populares. E um campo fértil para a realização das ações extensionistas. Nela está inserida a qualidade de vida e saúde, cidadania e participação comunitária e a responsabilização da sociedade, destacando direitos e deveres dessa população e do Poder Público.

Objetivos: ofertar atividades extensionistas aos alunos de fisioterapia integrando ensino e extensão na Atenção Primária. Aproximar ensino e pesquisa na saúde da família. Valorizar ações extra-muros e destacar a vinculação entre ensino e práticas sociais. Conhecer as necessidades de saúde da comunidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A integração da extensão com o ensino proporciona a inserção precoce dos alunos de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Medicina da UFRJ, além de aproximá-los da prática multiprofissional, própria da equipe de saúde da família. Os acadêmicos terão a oportunidade de presenciar a abordagem global do paciente no que se refere ao processo saúde-docente, mudando o modelo de atenção biologicista. Após cada dia de atuação no território, os acadêmicos irão elaborar relatórios descrevendo o que observarem e irão propor ações para solução dos problemas apresentados. Após a análise e crítica de suas propostas, serão devolvidas à população as soluções pertinentes.

Resultados: A inclusão dos alunos de graduação em uma atividade prática no território permite uma experiência sem igual em toda sua formação. Nesta ação ele não é um mero expectador, mas um ser reflexivo que analisa e propõe soluções para o problema apresentado. No primeiro momento, os alunos poderão se ressentir da falta de experiência profissional, mas logo a seguir sentirão o valor da observação clínica que os remete à reflexão e consequente busca de soluções para o problema apresentado. Isto gera a consolidação de seu conhecimento acadêmico.

Conclusão ou Hipóteses: a experiência da extensão irá ampliar os horizontes na graduação dos estudantes e certamente modificará o eixo de suas ações profissionais futuras. O conhecimento e a atuação no território e em equipe serão de grande importância na sua formação. A experimentação na Atenção Primária será um diferencial importante para conquistar o mercado de trabalho.


Palavras-chave


Fisioterapia; Saúde da Família; Extensão

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.