Sequência de intervenções educativas para uma população de adolescentes em Jundiaí - SP

Luciane Zanin de Souza, Natália Picão de Campos, Tainara Hildebrand Soler, Wania Maria Papile Galhardi, Alana Vale Botelho Castelani

Resumo


Introdução: Oportunidades para vivenciar ações de promoção e educação em saúde desenvolvidas na Estratégia de Saúde da Família são oferecidas na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) na disciplina “Atenção Primária em Saúde (APS)”. Entre tais ações, destaca-se a linha de cuidado à saúde do adolescente e do jovem, que, entre outras informações, engloba dados sobre saúde sexual e reprodutiva.

Objetivos: Relatar a experiência desenvolvida pelos alunos da FMJ junto a um grupo de adolescentes e avaliar o conhecimento agregado pelos mesmos após a participação em palestras educativas sobre: o conhecimento do próprio corpo, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A FMJ e a Equipe da Saúde da Família do Parque Centenário definiram que os adolescentes matriculados na Escola Estadual “Benedicto Loschi” fariam parte de uma sequência de intervenções educativas ministradas pelos alunos da FMJ e supervisionadas por um docente da disciplina APS. As intervenções foram: aplicação de um instrumento composto de seis questões do tipo múltipla escolha previamente à primeira palestra e posteriormente à terceira e última palestra. As palestras foram ministradas em dias diferentes, com possibilidade de esclarecimento das dúvidas dos adolescentes. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva, e comparados (questionário inicial e final).

Resultados: Responderam o questionário 46 adolescentes, com idade entre de 13 e 17 anos. Referente aos dados antes (AP) e depois (DP) das palestras, constatou-se: desconhecimento do próprio corpo (AP = 55%; DP= 70%); conhecimento de seu órgão genital (AP = 70%; DP= 91%); recebeu informações sobre a forma de utilização de métodos contraceptivos (AP=38%; DP= 93%); julga que corre risco de contrair alguma doença sexualmente transmissível (AP =55%; DP= 34%). Antes das palestras pouco conhecimento foi apresentado sobre: hepatite, sífilis, HPV, herpes e gonorréia e ao final das mesmas contatou-se que houve um aumento relevante do conhecimento dos adolescentes sobre esses tópicos.

Conclusão ou Hipóteses: O presente estudo revela que os adolescentes da Escola Estadual “Benedicto Loschi”, situada no município de Jundiaí - SP estavam carentes de informações sobre saúde sexual e reprodutiva. A sequência de intervenções realizadas pelos alunos da FMJ se mostrou relevante para o incremento do conhecimento sobre o tema supracitado na população estudada.


Palavras-chave


Saúde; Adolescentes; Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.