Sisprenatal: possibilidades de avaliação da qualidade da assistência pré-natal

Rosicler Aparecida da Silva Andrade

Resumo


Introdução: O Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento lançado em 2000 pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo melhorar a qualidade da assistência, ampliação da cobertura e a geração de mecanismos de garantia de acesso, criou o SISPRENATAL como instrumento de avaliação e gestão e possibilitando as ações de saúde a nível municipal e estadual.

Objetivos: Este estudo avalia a qualidade, o registro e a utilização das informações lançadas no Sisprenatal.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Revisão bibliográfica consultando banco de dados da BVS, Medline, SciELO, manuais, portal e artigos do Ministério da Saúde, no período de 2004 a 2012. Os critérios de inclusão consideraram publicações com conteúdo mostrando resultados de avaliações do Pré-natal segundo critérios previstos no Programa de Humanização do Parto e Nascimento.Foi observado o despreparo dos profissionais que estão diretamente ligados a produção da informação lançada no Sisprenatal bem como dos ligados a manipulação do sistema, o que deixou claro a pouca identidade dos profissionais com a área de informática e informação em saúde, desvalorizando a coleta e o registro das informações.

Resultados: Os estudos realizados utilizaram como fonte de informação o cartão da gestante, prontuários, Sisprenatal e/ou dados estatísticos nacionais, bem como os indicadores de processo do PHPN de maneira integral ou parcial. A primeira consulta realizada até o quarto mês de gestação foi critério para todos os autores. Outros itens como realização de exames e consulta de puerpério também foram considerados. Problemas com a qualidade da informação foram detectados em 71% dos estudos.

Conclusão ou Hipóteses: O acompanhamento dos relatórios do SISPRENATAL podem e devem fazer diferença na elaboração de políticas públicas que garantam a resolutividade e a equidade da assistência pré-natal. Melhorar a qualidade das informações,capacitando os profissionais envolvidos na dinâmica da produção do cuidado e na geração da informação de maneira responsável, aponta como um recurso de legitimidade de resultados.





Palavras-chave


Sisprenal; Parto Humanizado; Sistemas de Informação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.