Sistematização da assistência de enfermagem ao idoso na Atenção Primária

Lorena Pena dos Santos, Anderson Roberto de Sales Corrêa, Elanny Glicia Oliveira da Costa, Rosinete Cristina de Mello Wanzeler, Sandra Helena Isse Polaro

Resumo


Introdução: a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é a metodologia usada para planejar, executar e avaliar o cuidado. A hanseníase possui alta infectividade e baixa patogenicidade, se manifesta por sinais dermatoneurológicos. Ao idoso cabe maior atenção da equipe de saúde. Com ênfase à atividades de busca ativa e educação em saúde à esta população de risco.

Objetivos: descrever a SAE a um idoso acometido por Hanseníase Virchowiana, na Atenção Primária em Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, desenvolvido no período de 04 de Maio a 02 de Junho de 2011, em uma UMS de Belém-PA, com um idoso acometido por Hanseníase Virchowiana (HV). Durante a coleta de dados houve revisão do prontuário, consulta de enfermagem e visita domiciliar. Utilizou-se questionário semi-estruturado que abordou: doenças anteriores, história pessoal pregressa, conjugal e relacionamento, ocupacional, educacional, religião, atividades sociais, condições de moradia, além de sonhos e valores. A SAE foi a ferramenta usada para o cuidado, baseado na NANDA, referência em Diagnósticos de Enfermagem (DE). E as Prescrições de Enfermagem (P.E.) baseada em NIC.

Resultados: P.F.S., 81 anos, sexo masculino, viúvo, aposentado. Realizou tratamento para recidiva de HV. Possui ferimentos e amputação de falanges em MMSS, perda sensorial corpórea exceto face, mãos em garra, amputação de MMII. Sente-se solitário e um peso para família. Os D.E. e suas P.E. incluem: Integridade cutânea prejudicada, relacionada a Eritema Nodoso Hansênico evidenciadas por ferimentos, orientar prosseguir com PQT/MB mais Talidomida e hidratação frequente; Mobilidade física prejudicada relacionada a amputações e ferimentos evidenciado por locomover-se engatinhando, estimular exercícios de punhos e coxas, solicitar encaminhamento para adquirir órtese e instrumentos para atividades cotidianas.

Conclusão ou Hipóteses: realizadas orientações visando à superação das limitações, maior autonomia e qualidade de vida através do autocuidado, incentivo ao empoderamento do cuidar de si e interação familiar e social. Através da SAE é possível obter melhor controle do plano de cuidados e permite integrar profissional de saúde, usuário, família e comunidade.





Palavras-chave


Sistematização da Assistencia de Enfermagem; Cuidado Individual; Hanseníase

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.