Síndrome de Burnout em professores da rede pública de ensino de Parnamirin - RN

Rodrigo César Lima de Oliveira

Resumo


Introdução: Síndrome de Burnout é um tipo de estresse ocupacional que afeta a qualidade de vida e de trabalho principalmente dos profissionais que a desenvolvem atividades com envolvimento emocional como professores, A reversão do quadro é possível através de intervenções nos principais fatores de risco como: má gestão do tempo; acúmulo de afazeres; problemas nas relações interpessoais; e sedentarismo.

Objetivos: Avaliar a frequência da Síndrome nos professores da rede pública de ensino da cidade de Parnamirim – RN; Expor os fatores que contribuem para o desenvolvimento e para a regressão da síndrome e traçar o perfil dos profissionais acometidos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada uma apresentação sobre o tema Síndrome de Bournout e depois realizado um estudo no município de Parnamirim - RN com os professores desta rede. O instrumento de avaliação foi através do "Questionário preliminar de identificação da Burnout" (Elaborado e adaptado por Chafic Jbeili,inspirado no MBI) e pesquisas bibliográficas.
Resultados: Dos entrevistados 6,3% possuíam chance de desenvolver a síndrome; 43,7% estavam portadores dela em estagio inicial dos quais mais de 50% tinham 2 empregos e tendo como tempo médio de tempo de trabalho na área de 23,4 anos e escore médio de 55 pontos; Outros 43,7% apresenta a síndrome em estagio moderado com média de tempo de trabalho de 27,8 anos e resultado de escore médio de 66, tendo a maioria apenas um emprego; e os demais 6,3% apresentou a síndrome em estagio grave com uma media de escore de 90 e o tempo de trabalho de 25 anos.
Conclusão ou Hipóteses: - É frequente a incidência da Síndrome em professores da rede pública de ensino da cidade de Parnamirim-RN; - Se faz necessária uma intervenção multiprofissional para amenização do quadro e prevenção de novos casos; - Estudo mais detalhado e com população se faz necessário para definir com maior fidedignidade o perfil desses professores.


Palavras-chave


Burnout; Professores; Rede Pública

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.