Tecnologia impressa para educação em saúde com gestantes: estudo de validação

Elizabeth Teixeira, Ana Carolina da Silva Ferreira, Suellen Patrícia Sales da Costa, Marcia Helena Machado Nascimento, Bruna Alessandra Costa e Silva

Resumo


Introdução: O tema em foco é o acompanhamento do pré-natal que deve possibilitar acesso a informações durante todo período gestacional, principalmente as referentes ao preparo para o trabalho de parto e o parto. A experiência acadêmica das autoras apontou, no entanto, que muitas gestantes possuem déficit de conhecimento sobre o momento do parto. Há que se valorizar o papel protagonista da mulher-parturiente.

Objetivos: Produzir uma tecnologia impressa sobre parto normal, para ser utilizada na educação em saúde com gestantes no pré-natal e validar o conteúdo e a aparência com juízes-especialistas e público-alvo-comunidade

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo de validação do tipo pesquisa metodológica quantitativa. A etapa de produção da tecnologia impressa se deu por meio de revisão integrativa da literatura. A etapa de validação foi realizada em duas fazes. Na fase I (realizada em clínicas e consultórios) foram sujeitos 12 profissionais que atenderam três critérios de inclusão (4 enfermeiros, 3 médicos, 2 psicólogos, 1 pedagogo, 1 comunicador social, 1 designer gráfico). Todos responderam um questionário e assinaram o TCLE. Na fase 2 (realizada em duas Unidades de Saúde da Família) os sujeitos foram 15 mulheres que atenderam cinco critérios de inclusão. Todas responderam um formulário e assinaram o TCLE.

Resultados: A validação do conteúdo nos itens totalmente adequados (41%) e adequado (42%) atingiu mais de 80%, o que segundo a literatura aponta a validação. O item parcialmente adequado obteve 17% dos registros e o item inadequado não obteve registro. Não se obteve índice de concordância menor que 0,50. A validação de aparência nos itens totalmente adequado (0,95%) e adequado (4,25%) atingiu mais de 90%, o que segundo a literatura aponta a validação. O item parcialmente adequado obteve 0,50% dos registros e o item inadequado (0,25%). Todas as sugestões e comentários foram acatados para a elaboração da versão final da Cartilha “Parto Normal: o que é importante você saber”.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que tecnologias educacionais produzidas para assistência à família e comunidade precisam ser validadas para garantia da qualidade. A validação desta tecnologia sobre parto normal, entre juízes – especialistas e público –alvo, atingiu escores acima de 80% de concordância. As tecnologias educacionais são dispositivos importantes para educação em saúde no pré-natal.




Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.