Territorialização de microárea da UBS Júlia Seffer, Ananindeua, Pará, Brasil

Nabila Terra Demachki, Isabela Cunha de Oliveira, Sávio Sólon, Tally Serruya, Artur dos Santos Batista

Resumo


Introdução: A territorialização é um processo de observação e caracterização da realidade de uma região. É uma etapa de grande importância para a Estratégia Saúde da Família/SUS por permitir o planejamento de ações de saúde direcionadas às necessidades de uma determinada comunidade.

Objetivos: Determinar as condições de vida, sanitárias, culturais, geográficas, sociais e econômicas com intuído de relacionar qualidade de vida da população inscrita na microárea em questão e sua respectiva condição de saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizada análise retrospectiva de dados estatísticos proveniente das fichas A do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) de pacientes cadastrados na microárea 05 da Equipe de Saúde da Família São Judas Tadeu abrangida pela UBS Júlia Seffer, bairro de Águas Lindas, em Ananindeua- Pará - Brasil. Análise de dados foi realizada associada a visitas domiciliares na mesma microárea, para observação da qualidade de vida da população alvo da pesquisa, a fim de garantir informações socioeconômicas e culturais com ênfase no setor da saúde. Dados e informações obtidas são correspondentes a julho de 2011.

Resultados: Dentre 345 pessoas pesquisadas, cadastradas por meio de 77 fichas A na microárea 36,05% da população é constituída por pessoas na faixa etária entre 20-39 anos, 73,3% são alfabetizadas, 80,8% das crianças frequentam escola, 87,01% das casas são de alvenaria, 75% das casas são constituídas por 3-5 cômodos, 64,1% da população faz uso de água filtrada, 58,97% possui cachorros, 35,89% felinos e 5,1% outros animais domésticos. Dentre a população pesquisada, 9,23% dos pacientes estão vinculados a planos de saúde particulares, 5,7% da população é cadastradas como hipertensa e 1,4% como diabéticos. Foi possível a observação de lixo, entulhos, lama nas ruas da microárea.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a população da microárea, alvo da pesquisa, possui baixa qualidade de vida, evidenciando o quanto a qualidade de vida interfere a na saúde. Estudos de territorialização e mapeamento de regiões são importantes no sentido caracterizar determinada localidade, permitindo criação de políticas públicas que visem promoção da saúde e prevenção da doença.




Palavras-chave


Atenção Básica; Territorialização; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.