Trabalho em equipe e planejamento em saúde na saúde da família

Tarciso Feijó da Silva

Resumo


Introdução: O presente estudo abordou a importância do trabalho em equipe para planejamento das ações de promoção em saúde na saúde da família. Trabalhar em equipe na Atenção Primária em saúde implica transdicisplinaridade, conseguida através do trânsito constante entre as diferentes profissões, afim de que os problemas identificados sejam submetidos a todos os profissinais envolvidos no processo de cuidar.

Objetivos: Definir trabalho em equipe na saúde da família. Mostrar a importância do trabalho em equipe para planejamento das ações na saúde da família. Refletir sobre a importância do trabalho em equipe visando integralidade do cuidado.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa qualitativa, natureza descritiva, abordagem qualitativa dos dados. Técnica: Busca e coleta de dados a partir de três artigos que abordavam a temática e da nova PNAB. Foi realizado levantamento das idéias centrais da nova PNAB e dos artigos no que concerne a temática em questão, assim como os principais conceitos relacionados a trabalho em equipe, integralidade e planejamento. Coleta de dados: setembro de 2012. Instrumentos de pesquisa: nova PNAB, artigos de Isac Nikos Iribarry, Maria Peduzzi e Mariza Barros de Souza Araújo.

Resultados: Confirmou-se a relevância do trabalho em equipe para planejamento das ações em saúde na saúde da família visando integralidade do cuidado. Ainda percebeu-se que é indispensável trabalhar em equipe sem considerar os conceitos de campo e núcleo. O presente estudo permitiu o reconhecimento do trabalho em equipe na saúde da família como de fundamental importância para planejamento das ações em saúde individuais e coletivas.

Conclusão ou Hipóteses: O trabalho em equipe deve ser visto como catalizador, agregador, deve ter como o enfoque o usuário, o território, a promoção da saúde, ser pleiteado por todos os profissionais e afinado na prática diária, onde o processo de comunicação deve ser incentivado, assim como a interação e onde todos tenham a capacidade de desenvolver um discurso crítico e coerente com os problemas identificados.




Palavras-chave


Trabalho em Equipe; Planejamento; Integralidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.