Uma proposta de cuidado significativo na saúde mental

Denise Alves José da Silva, Patricia Couto Araujo, Patricia Barbosa Peixoto Durovni, Tarciso Feijó da Silva, Waleska Menengat Correa Floresta

Resumo


Introdução: Trabalho de disciplina de Mestrado da ENSP. Objeto do estudo-diagnóstico da SaúdeMental-SM da Equipe Alvorada da Clínica de Família Rodrigo Yamawaki Aguilar Roig no Complexo do Alemão na cidade RJ.Constituídas articulações intersetoriais;construídos Protocolo de Acolhimento a partir de uma família-índice em SM;e uma Linha de Cuidado com negociação equipe/família de um Projeto Terapêutico Singular.

Objetivos: Conhecer a clientela de Saúde Mental da Equipe Alvorada da CFRYAR. Construir um Protocolo de Acolhimento-PA da clientela e uma Linha de Cuidado-LC a partir de uma família-índice para intervenção em situações semelhantes.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa qualitativa, natureza exploratória e abordagem qualiquantitativa dos dados. Técnica:-busca e coleta de dados através de um levantamento da população de SM adscrita, que incluía propostas terapêuticas, itinerário na rede de cuidado da área, identificação e prevalência de transtornos mentais, número de internações hospitalares, processo de trabalho em equipe desenvolvido com a clientela e produção de instrumentos aplicados no trabalho;-estudo de campo(entrevista) a partir de uma família-índice para construção de Linha de Cuidado. Coleta de dados: novembro de 2011. Atores: equipe de saúde e seus usuários de SM. Cenário: Atenção Básica e os transtornos mentais encontrados no território.

Resultados: Diagnóstico em Saúde Mental da área da equipe Alvorada da CFRYAR: número subestimado de casos acompanhados, 150 em 3083 pessoas cadastradas, embora parte da equipe foi capacitada no curso de aperfeiçoamento em Saúde Mental na Atenção Primária–BABEL e a existência de matriciamento pelo CAPS da área, nota-se insuficiência na percepção da equipe em lidar com o perfil da clientela; 80% casos de depressão, transtornos de ansiedade-obsessivo e síndrome do pânico; ausência de internação psiquiátrica. Organização do Protocolo de Acolhimento. Proposta de uma Linha de Cuidado em Saúde Mental para a população adscrita. Identificação de articulações intersetoriais.

Conclusão ou Hipóteses: A SM deve ser implicada no cuidado à saúde.O estudo evidenciou a relevância da clientela,ao construir o PA e a LC.Em 2012 iniciou-se discussão do projeto nas oficinas do Núcleode Apoio à Saúde da Família da área,com proposta de expansão na rede local.É determinante o envolvimento de toda a equipe,com vínculo e responsabilização,detectando vulnerabilidades,visando melhora e continuidade do cuidado.



 


Palavras-chave


Saúde Mental; Diagnóstico de saúde; Linha de Cuidado

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.