Visão dos acadêmicos do internato de Medicina das faculdades públicas de Belém

Carlos Eduardo Lara Henriques, Ingrid do Socorro da Silva Lopes, Pedro Artur Viana Maia, Juliana Almeida Vieira

Resumo


Introdução: A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade que possui um papel fundamental na constituição dos novos paradigmas de saúde. Contudo, há uma grande disparidade entre o número de ofertas oferecidas para residência em MFC e a quantidade de egressos, apontando uma incongruência entre as necessidades do sistema da saúde e o que os futuros médicos almejam.

Objetivos: Este estudo tem como objetivo quantificar o grau de interesse, as motivações e desmotivações que levam o estudante de medicina de duas faculdades de medicina de Belém do Pará, Brasil, a optar ou não pela especialidade de MFC.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Constituiu na aplicação de um questionário de resposta fechada e online, confeccionado através da ferramenta “Formulários” do serviço de armazenamento e sincronização de arquivos “Google Drive”. Ele foi divulgado através da rede social “Facebook” e por e-mail para estudantes do 5o e 6o ano letivo de 2012 / 2013 das duas faculdades públicas de Medicina de Belém, sendo constituído de duas partes (I- Dados pessoais, II- Escolha da especialidade) contendo ao todo 18 perguntas.

Resultados: Da amostra de 30 respondentes de um universo de 500, 12 entraram na faculdade com alguma ideia da especialidade que seguiria, nenhum tinha entre as opções a MFC. Agora internos, 27 possuem ideia do que seguirá, 7 colocam a MFC em suas opções, sendo que 4 a colocam como primeira. Dos que desejam seguir a MFC, 75% se motivam pela possibilidade de atuarem na prevenção da doença, na promoção da saúde e na continuidade de cuidados. Dos que não desejam, o maior motivo apresentado foi razões econômicas e salariais (41%) e do pouco prestígio dentro da profissão (23%). 50% crer que a disciplina MFC teve muita importância para o seu futuro médico e 73% mudou sua opinião para melhor ao longo do curso.

Conclusão ou Hipóteses: As desmotivações tidas como principais para seguir a carreira, estimulam à serem realizados novos estudos que investiguem a dimensão de diferenças entre a renumeração entre as diversas áreas médicas, as motivações dos estudantes à escolherem o curso de medicina e até que ponto o nível de prestígio influencia na escolha da especialidade. Visando esclarecer a baixa afinidade dos estudantes pela MFC.


Palavras-chave


Medicina de Família e Comunidade; Escolha da Especialidade Médica; Estudantes de Medicina

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.