Uso de ferramenta na avaliação global do idoso na Atenção Básica

Diego André Rodrigues Vasconcelos, Anna Caroline Rodrigues de Souza, Luiz Maia de Freitas Junior, Alana Maria Parente Vasconcelos, Tammy Rodrigues

Resumo


Introdução: O aumento da população idosa é um fenômeno mundial e nacional. No Brasil os idosos correspondem a 11% da população e em Mossoró-RN, as pessoas com 60 anos ou mais representam 9,5% da população. Dentro desse contexto e de acordo com o preconizado pela Política Nacional de Saúde do Idoso a criação de ferramentas que auxiliem a abordagem global do idoso na Atenção Básica faz-se necessária.

Objetivos: Aplicar um questionário como ferramenta na avaliação global do idoso na Atenção Básica e traçar um plano terapêutico individual; avaliar a aplicabilidade dessa ferramenta; caracterizar a população idosa da microárea estudada, auxiliando na criação de práticas intervencionistas na comunidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Aos idosos adscritos à Unidade Básica de Saúde Duclécio Antônio de Medeiros (micro-área 5), no município de Mossoró-RN, aplicou-se um questionário e testes diagnósticos os quais abordavam a funcionalidade global, mobilidade, comunicação, continência urinária, suporte social, hábitos de vida e imunizações. A abordagem era realizada durante as consultas por livre demanda, no dia destinado à saúde do idoso e em visitas domiciliares previamente agendadas. Os idosos foram selecionados de forma aleatória e a aplicação da ferramenta foi executada durante 10 dias e esperava-se a avaliação de um número mínimo de 20 idosos para que pudesse ser ponderada a aplicabilidade da ferramenta em questão.

Resultados: Foram avaliados 21 pacientes, sendo 12 do sexo feminino e 9 do sexo masculino. Todos apresentavam suporte social adequado; 4 eram semidependentes para atividades de vida diária e 3 eram dependentes para atividades instrumentais de vida diária; 3 referiam queixas auditivas e 16 queixas visuais; 3 apresentaram história de queda e 10 necessitavam de auxílio para locomoção; 3 praticavam atividade física; 18 foram imunizados para influenza, enquanto apenas 1 para o tétano. Diante do exposto, foi possível identificar os principais aspectos de saúde que permitem intervir de forma significativa e individual na qualidade de vida e no envelhecimento saudável.

Conclusão ou Hipóteses: A ferramenta em questão pode gerar um grande impacto se aplicada de forma contínua, atuando como instrumento de prevenção, romoção e reabilitação da saúde do idoso. A aplicabilidade foi satisfatória, pois os pacientes apresentaram ótima aceitação e colaboração e pode ser traçado o plano terapêutico individual. Entretanto, observou-se a necessidade de ajustes, pois sua extensão limitou a amostra.


Palavras-chave


Idoso; Atenção Básica; Ferramenta

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.