Apoio pedagógico na implantação dos NASF: experiência da APS do Maranhão

Silvia Maria Costa Amorim, Cynthia Maria Barbosa, Fabiana de Oliveira Silva Sousa

Resumo


Introdução: Os NASF‘s foram implantados desde 2008 com a publicação da portaria 154/08. Para os municípios que buscam fortalecer a atenção primaria este representa estratégia potencial para ampliar a integralidade e resolutividade nesse nível assistencial. Por se tratar de proposta inovadora, os municípios precisam de suporte para implantação dos NASF em seu território.

Objetivos: Objetivo: Descrever o apoio pedagógico realizado no processo de implantação dos NASF pela superintendência de atenção primária da secretaria estadual de saúde do Maranhão.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Metodologia: Trata-se de um relato de experiência a respeito das ações realizadas para apoiar os municípios do Maranhão na implantação das equipes do NASF no período de 2010 a 2012.

Resultados: . Resultados: Com o objetivo de apoiar os municípios a implantarem as ENASF com base nas diretrizes propostas pelo ministério da saúde, a superintendência realizou 09 oficinas descentralizadas e 01 mostra de experiências do NASF no período de 2010 a 2012, com um total de 86 municípios representados e 455 participantes. As oficinas tiveram carga horária de 16 horas e o público alvo foi os profissionais, coordenadores municipais do NASF e equipe técnica da superintendência de atenção primária.

Conclusão ou Hipóteses: Conclusão: A gestão estadual precisa fortalecer a capacidade gestora dos municípios ofertando apoio pedagógico permanente e descentralizado. Essa experiência demonstrou como o estado pode assumir colaborar no fortalecimento da atenção primária em seus municípios.

 



Palavras-chave


Núcleo de Apoio a Saúde da Família; Atenção Primária; Estratégia de Saúde da Família.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.