Úlcera Varicosa x Acupuntura no SUS de Bom Sucesso – PR

Marcos Aurelio Raniero

Resumo


Introdução: A Portaria GM 971/2006 aprova a Acupuntura no SUS. Acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde, inserida na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos.

Objetivos: O objetivo geral do estudo é proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente portador crônico de ulcera varicosa, reduzindo o desconforto e acelerando o processo de cicatrização.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O paciente apresentado neste estudo, realiza tratamento com acupuntura desde março de 2012 ate a presente data. Dados do paciente: S.F.S, sexo feminino, casada, 35 anos. Sintomas no inicio do tratamento: dores pernas, lombalgia, cervibraquialgia, dorsalgia, sudorese, edema generalizado, vertigem e ulcera varicosa. Medidas da lesão varicosa em perna esquerda no inicio do tratamento (02/04/2012) com acupuntura: 12,0 cm de comprimento x 6,0 cm de largura. Paciente relatou que convive com a doença há cerca de 12 anos. Tratamento realizado com profissional qualificado realizando atendimento 2 vezes por semana, utilizando as técnicas de acupuntura sistêmica associada a moxabustão.

Resultados: Após 06 meses de tratamento, a lesão varicosa reduziu 5,0 cm de comprimento e 3,0 cm de largura e o quadro geral também houve significativa redução nos sintomas, restando apenas leves dores nas pernas e leve edema na perna afetada.

Conclusão ou Hipóteses: A acupuntura é aplicada em praticamente todo o mundo. Os resultados são satisfatórios inclusive com curas de doenças das mais diversas, motivando as organizações responsáveis pela saúde pública a adotá-la no tratamento de grande parte de patologias. O caso apresentado continua em tratamento, contudo, já houve expressiva melhora no quadro, apresentando melhora ate na auto-estima do paciente.





Palavras-chave


Acupuntura; Úlcera Varicosa; SUS

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.