Avaliação da qualidade da APS na ESF no município de Tubarão - SC

Tainá de Freitas Calvette, Carlo Roberto Hackmann da Cunha, Garcia Alejandro Vergara Figueroa, Pedro Carlos Xavier da Rocha

Resumo


Introdução: A Atenção Primária à Saúde (APS) se fortalece no Brasil a cada ano como eixo estruturante dos sistemas de saúde municipais. A APS é definida através dos atributos: acesso, longitudinalidade, integralidade, coordenação e orientação famíliar e comunitária. Estes estão relacionados com a efetividade e a eqüidade da atenção, sendo reconhecidos como eixos estruturantes do processo de APS.

Objetivos: Realizar avaliação da qualidade da APS prestada nas unidades de ESF no município de Tubarão – SC, a partir da percepção dos profissionais de saúde de nível superior, além de identificar características gerais e de formação destes profissionais, buscando melhorar a qualidade dos serviços de saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi aplicado aos médicos e enfermeiros o Instrumento de Avaliação da APS (PCATool-Brasil). Foram produzidos escores de 0-10 para os atributos essenciais (Acesso, Longitudinalidade, Integralidade, Coordenação) e para os atributos derivados (Orientação Comunitária, Orientação Famíliar), além de um Escore Geral. Os questionários foram auto-aplicados no formato digital (Google Docs) ou no formato impresso. Foram associadas a este instrumento questões gerais como idade, local de trabalho, tempo e características de formação destes profissionais. Para análise estatística utilizou-se o programa SPSS 17. Foram entrevistados 39 profissionais, sendo 20 médicos e 19 enfermeiros.

Resultados: De forma geral o atendimento realizado nas Unidades avaliadas demonstrou forte extensão de APS, tendo recebido baixo escore apenas para o atributo “acesso”. A análise univariada de algumas características referidas e escores demonstrou que, o enfermeiro possui maior orientação comunitária em relação aos médicos (p=0,05). Houve diferença estatística para o escore de longitudinalidade quando se compara atuar na mesma equipe da ESF por um período menor que 1 ano ou maior ou igual a 1 ano. Evidenciou-se alta rotatividade entre os profissionais, principalmente entre os médicos, e a baixa oferta de serviços complementares, evidenciando a prática de uma APS seletiva.

Conclusão ou Hipóteses: Segundo os profissionais, de forma geral, o atendimento realizado nas Unidades da ESF no município de Tubarão demonstrou forte extensão de APS. Sugere-se investimentos em novas formas de facilitar o acesso aos serviços de APS e aos profissionais. Assim como em estratégias para a fixação dos profissionais de saúde, principalmente médicos e investimentos para a prática de uma APS mais abrangente.

 



Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde (APS); Avaliação de Serviços de Saúde; Primary Care Assessment Tool (PCATool).

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.