“Dia do homem”: experiência de uma unidade básica de saúde

Renan Gianotto de Oliveira, Andréa Tenório Correia da Silva, Walter Domingos de Matos Costa

Resumo


Introdução: Acadêmicos de medicina do quinto ano, que estavam cursando o internato na disciplina Medicina da Família e Comunidade, juntamente com agentes comunitários de saúde, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e médicos prepararam atividades dirigidas para a Saúde do Homem em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de São Paulo.

Objetivos: O objetivo foi destacar a importância da saúde do homem que muitas vezes a negligencia, informar, diagnosticar eventuais patologias e iniciar tratamento se necessário.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Essas atividades envolviam: uma pré-consulta (incluindo anamnese, exame físico, aferição da pressão arterial e glicemia capilar), um ciclo de palestras voltadas exclusivamente para a população masculina e consulta médica (para aqueles que apresentaram qualquer alteração detectada na pré-consulta). O evento recebeu o nome de: “Dia do Homem”, sendo divulgado durante um mês para a comunidade através dos funcionários da UBS. As palestras incluíram os seguintes temas: “Alimentação e hábitos de vida saudáveis”, “Hipertensão e Diabetes mellitus”, “Doenças sexualmente transmissíveis”, “Planejamento familiar”, “Disfunção erétil” e “Câncer de próstata”.

Resultados: Esperávamos que o evento não tivesse grande adesão, por ser realizado em dia de semana (em que muitos estariam no trabalho) e por o sexo masculino geralmente possuir menor interesse em relação aos cuidados com a saúde. Entretanto, a participação da comunidade masculina nos surpreendeu, tendo a participação de 47 homens, com idades que variaram de 23 a 73 anos, média de 62 anos, 78% aposentados. Na pré-consulta foram detectados indivíduos com DSTs, disfunção erétil, pressão arterial e glicemia capilar alterada, desconhecidas até então. As palestras foram muito interativas, com participação dos ouvintes que não apenas solucionaram dúvidas, como também relatavam suas experiências.

Conclusão ou Hipóteses: Ao término das palestras, os pacientes com alterações foram para consulta médica. Concluímos que um dia especial para tratar de temas sobre a saúde do homem é de grande valia, pois sedimenta conceitos, desmistifica pensamentos, diagnostica doenças anteriormente desconhecidas, realiza prevenção primária e, sobretudo, enfatiza a importância do homem em cuidar da sua saúde.

 


Palavras-chave


Saúde do Homem; Educação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.