“Vivo in ato”: acadêmicos de enfermagem estrelando no reolon

Elisete Mariane Neumann, Camila Pola Peters, Gustavo Longui, Ingrid Prado Lopes, Uigis Paula Lopes Neis

Resumo


Introdução: Vivência construída por acadêmicos da Disciplina de Enfermagem no Cuidado a Saúde da Família e Comunidade da Universidade de Caxias do Sul, no período de agosto a dezembro de 2012, juntamente com as Equipes de ESF/EACS e moradores do Loteamento Reolon, município de Caxias do Sul/RS/Brasil.

Objetivos: Planejar, executar e avaliar o cuidado em saúde familiar e da comunidade, de forma participativa e inovadora, com base nas condições de vida e saúde dos moradores deste bairro e das necessidades do serviço de saúde local.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa Ação-Participante, Mapeamento Comunitário, Entrevistas com lideranças chave, Comunicação Visual (fotografia,vídeo popular, teatro), Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde Familiar e Comunitária, Visitas Domiciliares e Ambientais, Consulta de Enfermagem Domiciliar, Genograma/Ecomapa, Rodas de Conversa, Oficinas Vivenciais, Grupos de Educação em Saúde e organização de um Evento Acadêmico-Assistencial em Atenção Básica,

Resultados: 1- "Vídeo Popular como Ferramenta de ensino/aprendizagem em saúde: a experiência do mapeamento", montagem de um vídeo sobre a realidade do bairro e de suas gentes; 2. "Processo de Cuidado em Saúde Familiar", acompanhamento de quatro famílias, utilizando-se diferentes ferramentas de cuidado; 3- "Práticas Integrativas no SUS-Reolon": Sala de Espera e Mural Informativo com a temática “Primavera na UBS - Flores do Bem... plante essa idéia”, distribuição de receitas/sementes com o uso de flores na culinária e Oficinas Vivenciais “Do-In para Cuidadores”; 4- Mostra de Vivências Acadêmicas em Atenção Básica, socialização das aprendizagens construídas, através de Posters.

Conclusão ou Hipóteses: Aprendizados e Desafios – Construção inovadora do Mapeamento Comunitário “Vivo in Ato”, traduzido em um Vídeo Acadêmico/Popular; Uso de tecnologias leves de cuidado e de educação em saúde. Necessidade de implementação de práticas integrativas em saúde na Estratégia de Saúde da Família. Importância da Sistematização da Assistencia de Enfermagem em Saúde Familiar e Comunitária.





Palavras-chave


Saúde Familiar e Comunitária; Ensino-Aprendizagem e Cuidado; Práticas Integrativas em Saúde no SUS

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.