Avaliação dos indicadores de saúde bucal pelo pacto pela saúde no Brasil

Priscilla Scerne Bezerra de Azevedo, Liliane da Silva Nascimento, Adrilena Silva Costa, Marilene de Freitas Corrêa

Resumo


Introdução: O Pacto pela Saúde reforça no Sistema Único de Saúde (SUS), o movimento da gestão pública por resultados, estabelece um conjunto de compromissos sanitários considerados prioritários, a ser implementados pelos entes federados. O Ministério da Saúde faz o delineamento de metas para a saúde bucal no Brasil, com os indicadores na área da saúde bucal voltadas à atenção básica.

Objetivos: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a evolução dos indicadores de saúde bucal no pacto pela saúde no Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Onde o estudo foi caracterizado como ecológico observacional, retrospectivo com duas análises (Intra-regional e Interegional) da série histórica dos indicadores 41 e 42 de Saúde Bucal do Pacto de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde nas Regiões do Brasil no período de 2008 a Dezembro de 2012, Os dados foram extraídos do DATASUS, realizou-se analise descritiva dos dados e aplicados métodos de inferências com o nível de significância alfa=0.05 para rejeição da hipótese nula.

Resultados: A região Centro-Oeste (CV=5,56%) apresentou melhor evolução da cobertura da equipe de saúde bucal, porém estatisticamente os resultados indicam que a região Nordeste foi a que apresentou melhor evolução da cobertura da equipe de saúde bucal. A região Sul (CV=5,39%) apresentou a melhor cobertura para a escovação, entretanto estatisticamente a região Sudeste foi a que apresentou melhor cobertura para a escovação dental supervisionada.

Conclusão ou Hipóteses: O estudo indicou uma elevação moderada dos indicadores no período estudado em cada uma das regiões. Não ocorreram diferenças estatisticamente significativas. O Brasil vem avançando, mas ja na promoção da saúde bucal, com a implementação de políticas públicas voltadas as necessidades que não atingem as metas previstas pelos indicadores de saúde bucal proposto pelo Pacto pela Saúde.

 


Palavras-chave


Pacto pela Saúde; Indicadores de Saúde; Saúde Bucal.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.