Avaliação por performance para o PSF em uma microrregião de São Paulo

Roberson Jun Kitamura, Maria da Glória Zenha Wieliczka, Cristina Khawali, Patricia Flores Capelossi Pimentel, Cesar Abicalaffe

Resumo


Introdução: A avaliação por performance é uma metodologia dinâmica de acompanhamento de indicadores de saúde, que serve de termômetro para as equipes de saúde da família e para os gestores locais acompanharem indicadores quantitativos e qualitativos de processos e resultados.

Objetivos: Demonstrar a metodologia de um programa de avaliação por desempenho para equipes da estratégia saúde da família em um município brasileiro.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Utilizou-se o modelo GPS – Gestão da Performance em Saúde desenvolvido pela empresa 2iM. Uma equipe multidisciplinar utilizou indicadores baseados em evidências e metas, agrupados em quatro domínios: efetividade do cuidado, eficiência técnica, estrutura e satisfação do cliente. Os desempenhos foram analisados em três hierarquias: entre 5 equipes de uma Unidade de Saúde (US), entre as três US (US-A, US-B, US-C), e ao longo de um período de 10 meses independente da US. Tais dados foram transformados em um escore, comparado ao ponto médio no primeiro mês de avaliação do programa (jan/2012). As médias foram comparadas por meio de One-way-ANOVA, com post-hoc test Tukey (a=0,05).

Resultados: Na US-B, não houve diferenças estatísticas entre as equipes (p>0,05), sendo que em média houve um acréscimo de 3% no desempenho das mesmas. Ao comparar as US, também não houve diferenças estatísticas, sendo que todas apresentaram um acréscimo em seu desempenho médio de 4% (p>0,05). Contudo, ao realizar a análise temporal, verificou-se a tendência de acréscimo do desempenho no domínio Efetividade do Cuidado ao longo do período (p<0,05), havendo diferenças estatisticamente significativas a partir dos meses de Outubro (13%) e Novembro (10%). Além disso, ouve uma série de externalidades positivas relacionadas com a melhoria da qualidade percebida pelas equipes.

Conclusão ou Hipóteses: O modelo implantado é válido para avaliar o desempenho do serviço, a fim de nortear ações que conduzam a melhoria contínua da qualidade.






Palavras-chave


Performance; Avaliação.

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