Caderneta de saúde da pessoa idosa como ferramenta de gestão na ESF

Larissa de Lima Borges, Giselle Duailibe Zanchetta Coutinho, Renata Mercez da Silva, Vivianne Ferreira de Gois, Audirene Pereira de Azevedo

Resumo


Introdução: Dados do SIAB (Sistema de Informação de Atenção Básica) de Dezembro de 2012 mostraram um total de 3294 idosos cadastrados na Regional de Sobradinho. Visando conhecer o perfil desta população, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa está sendo utilizada na ESF não só como mini-prontuário que reune informações específicas e relevantes da saúde do idoso, mas também como ferramenta de gestão.

Objetivos: Utilizar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa como ferramenta de gestão, conhecendo melhor o perfil do idoso da ESF e auxiliando profissionais e gestores na elaboração de ações, além de complementar os dados numéricos do SIAB.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Em 6 meses (2/2012) o PAISI e a ESF de Sobradinho

implantaram a nova Caderneta do Idoso conforme escrito abaixo e, ao final deste período, 337 (10,27% dos idosos cadastrados no SIAB ) cadernetas foram entregues e lançadas na planilha central.

Passo 1: Estruturação da planilha central no Microsoft Office Excel com as informações contempladas pela caderneta: dados sócio-demográficos, hábitos de vida, rede de apoio e nível funcional.

Passo 2: Treinamento dos profissionais da ESF sobre o preenchimento adequado da caderneta e da planilha local.

Passo 3: Envio pelas equipes da planilha local e alimentação da planilha central pelo PAISI-Sobradinho.

Passo 4: Análise dos dados.

Resultados: Fornecida em consultas e visitas domiciliares, o preenchimento da caderneta estimulou seu uso pelas ESF e pacientes idosos, oferecendo dados do indivíduo antes ignorados. Seu uso proporcionou também uma maior alimentação dos dados do SIAB referentes a esses indivíduos, que muitas vezes deixavam de ser descritos, facilitando o processo de conhecimento da população em questão.

Conclusão ou Hipóteses: A Caderneta mostrou-se efetiva como ferramenta de gestão, principalmente para se conhecer o perfil do idoso, complementando assim os dados do SIAB. Logo, almeja-se aumentar a cobertura de idosos com a caderneta e, consequentemente, ampliar a planilha central que auxiliará a traçar ações e metas mais próximas da realidade da população idosa da ESF.

 


Palavras-chave


Caderneta de Saúde do Idoso; SIAB; Gestão.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.