Desafios e avanços nas redes de atenção à saúde bucal

Diego da Silveira, Josiane Aparecida Melo Faria, Patricia Flores Capelossi Pimentel, Roberson Jun Kitamura, Cristina Khawali

Resumo


Introdução: As doenças bucais são importantes problemas de saúde pública devido à sua prevalência e impacto nos indivíduos e sociedade, apesar de seus determinantes serem conhecidos e existirem métodos efetivos para prevenção. Considerando os fatores citados, elas constituem-se condições crônicas e têm singular importância na sistematização da rede de atenção em saúde bucal.

Objetivos: O objetivo deste estudo é descrever o processo de estruturação da rede local, bem como seus avanços e desafios.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Para realização deste estudo, optou-se pela metodologia de relato de experiência.

Resultados: A rede local descrita é constituída de 21 unidades de atenção primária e uma unidade de atenção secundária, para assistência à uma população de aproximadamente 516 mil habitantes. Citamos como resultados a melhoria do acesso e qualidade da assistência, a possibilidade de avaliação e controle da demanda das especialidades a partir da demanda da Atenção Primária, atendimento compartilhado para os casos mais complexos, encaminhamento responsável dos usuários em reabilitação, possibilidade de estratificação de risco e discussão integrada com os atores da rede.

Conclusão ou Hipóteses: Nossos principais desafios continuam sendo a consolidação da rede em nível local e terciário, o matriciamento, expansão das equipes da Atenção Primária, implementação de instrumentos para realização de estudos epidemiológicos e escassez de recursos para informatização da rede.

 



Palavras-chave


Redes de Atenção; Atenção Primária; Saúde Bucal.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.