Desafios na implantação da agenda eletrônica local no AG Mario Jorge Vieira

Maria Clarice de Souza, Valcir Cenci

Resumo


Introdução: SISREG (Sistema Regulatório) é um sistema computacional on-line, criado para o gerenciamento do complexo de assistência a saúde, atuando sobre a oferta, garantindo o acesso dos cidadãos aos serviços, subsidiando o controle sobre os prestadores de serviços, remanejando a oferta programada. O SISREG é utilizado desde 2007 em Blumenau-SC para o agendamento de especialidades e exames.

Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar as dificuldades na implementação de novas tecnologias em saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A implantação, em dezembro de 2010, foi estressante para a equipe e para a população. Os agendamentos que até então eram feitos em agendas manuais, passaram a ser gradativamente incorporadas ao SISREG. O agendamento eletrônico ainda está em constante construção, alem da agenda dos médicos, a agenda de parte da odontologia, dos procedimentos dos enfermeiros e alguns multiproficionais (fonoaudiologia, psicologia) estão implementadas. Temos um percurso longo para incluirmos o agendamento dos demais multiprofissionais (fisioterapia, serviço social, farmacêutica), procedimentos dos técnicos de enfermagem e a marcação dos exames solicitados pelo médico aos pacientes, imediatamente após a consulta.

Resultados: Vários fatores contribuíram no desgaste entre a equipe e a população: a alteração processo de trabalho, a necessidade de comprovante de residência para atualizar dados de cadastro, lentidão de resposta do programa, espaço físico para agendamento inadequado, quantidade de equipamento e pessoal insuficiente para fazer frente à demanda. Trabalhamos com os profissionais responsáveis pelo agendamento a necessidade de atenção e orientação aos usuários. A necessidade de dados atualizados para contato, territorialização da unidade e a fidedignidade dos cadastros foram trabalhados com os usuários.

Conclusão ou Hipóteses: As mudanças tornam as relações desconfortáveis. O trabalho de esclarecimento e informação, o comprometimento da equipe em melhorar a resolutividade das demandas da população e os ganhos para todos tornando-se tangíveis fortalecem a relação dos profissionais com a comunidade.



Palavras-chave:


Palavras-chave


Gerenciamento em Saúde; Democratização do Acesso; Processo de Trabalho.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.