Dialogando a saúde: o elo entre as políticas de saúde brasileiras

Eluana Borges Leitão de Figueiredo, Mônica Villela Gouvêa

Resumo


Introdução: O Brasil tem toda uma legislação que norteia a construção e organização do Sistema Único de Saúde (SUS), no sentido de assegurar uma atenção universal, integral e equânime. As Políticas de saúde surgem neste cenário como intercessoras numa rede que visa a manutenção e a promoção da vida.

Objetivos: O estudo objetiva revelar as relações entre três dessas políticas: Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), Política Nacional de Atenção às Urgências (PNAU) e Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Na análise documental, procuramos detectar palavras e termos comuns aos três documentos. Na sequência foi gerado um quadro analítico buscando revelar categorias e similaridades: PNAU e PNAB como parceiras no atendimento aos usuários em situação de urgência e a PNEP como uma importante colaboradora para a reorganização da rede, assim como, para os serviços de urgência e da atenção básica. Os documentos pesquisados permitiram organizar e sistematizar as atribuições das políticas, bem como caracterizar os pressupostos encontrados nelas e os principais direcionamentos dados á saúde.

Resultados: As três políticas revelam preocupação e interesse com os processos de formação, capacitação e valorização dos profissionais de saúde como uma forma de garantir a qualidade do atendimento e a humanização das ações. Apontam a Educação Permanente como ferramenta alternativa aos modelos incorporados de capacitação e educação continuada imprimindo novos meios de atuação e valorizando o trabalhador como sujeito. As políticas ressaltam a necessidade se estabelecer nexo entre ensino e serviço e apontam que os aparelhos formadores oferecem insuficiente formação, principalmente manifestada na PNAU.

Conclusão ou Hipóteses: Todas as políticas manifestam preocupação com a resolução e responsabilização pelos problemas de saúde, com o acolhimento e com a necessidade do trabalho em rede no SUS. O resultado evidenciou o enfoque das políticas estudadas em abordar a questão da formação e os processos de qualificação profissional e mostrou que os documentos se equivalem, fortalecem e complementam.



Palavras-chave


Saúde; Políticas de Saúde; SUS.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.