“A vida como ela é”: imersão socioambiental em uma comunidade rural amazônica

Jerocílio Maciel de Oliveira Junior, Heliana Nunes Feijó Leite, Luciano de Souza Monteiro, Tarcísio José Andrade Ribeiro

Resumo


Introdução: O Projeto MedEnsina visa o desenvolvimento de ações de promoção da saúde. Em 2011, atividades foram realizadas no município de Iranduba (AM), na comunidade rural "Cabeça do Bode", oportunizando aos comunitários a discussão de temas para a promoção da saúde e aos alunos do projeto uma verdadeira imersão socioambiental.

Objetivos: Inserir o aluno de Medicina na realidade socioambiental e sanitária de uma comunidade rural e desenvolver atividades de promoção da saúde viabilizando o empoderamento individual e coletivo através da participação da comunidade nessas atividades.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A oportunidade de discutir conhecimentos com comunidade excluída de atividades de promoção da saúde foi bem recebida pelos alunos. Depararam-se com outra realidade: pessoas simples, ávidas por atenção e que os viam como indivíduos que poderiam ajudá-las de alguma forma. Em seguida, palestraram sobre o tema proposto (Dengue) e, ao fim, ouviram experiências dos expectadores e foram perguntados sobre diversos temas do cotidiano. Ao voltarem para suas casas, tiveram a certeza da importância de ser um médico capacitado para a promoção da saúde e não apenas para a cura de doenças e a importância de levar conhecimentos aos que mais necessitam e, assim, buscar a construção de um mundo melhor.

Resultados: Comunitários beneficiados com o aprendizado dos temas para a promoção da saúde e estudantes com o conhecimento da realidade socioambiental daquela população. Dentre as repercussões da palestra, foram elaborados dois projetos de Extensão para a comunidade e adjacências.

Conclusão ou Hipóteses: É imprescindível a inserção dos estudantes de Medicina nas ações de promoção da saúde em comunidades desassistidas ou excluídas dessas ações, para oportunizar a formação de profissional capacitado para a atuação na realidade amazônica e brasileira, conhecendo as politicas públicas e as intervenções do setor saúde nessa realidade.


Palavras-chave


Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Saúde e Comunidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.