Estudo de monitoramento priorização de lotação do médico nas unidades primárias

Renata Mascarenhas Bernardes, Patrícia Rodrigues de Jesus, Sandra Cristina Paulucci Andrade

Resumo


Introdução: O Distrito Sanitário Barreiro vivencia dificuldades para a lotação de profissionais médicos nas equipes de saúde da família. Medidas foram tomadas, a fim de minimizar os problemas decorrentes da falta destes profissionais através da contratação de médicos plantonistas para atendimento nas unidades com maior déficit.

Objetivos: Apresentação da ferramenta gerencial que permita visualizar, monitorar e orientar tomada de decisão do gestor distrital em tempo real, para definição de lotação do profissional médico plantonista - profissional de carga horária de 12hs - nas unidades primárias de saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: utilizamos como metodologia a distribuição de pontuação para profissional de carga horária com 40, 20 e 12 horas, pontuando respectivamente 2, 1 e 0,5 pontos. De acordo com o número de equipes de saúde da família por unidades, elaboramos um escore baseado em cores (vermelho, amarelo, verde, azul, branco e lilás) que evidenciasse a urgência de lotação do médico de 12 horas para as unidades com maior número de déficit do profissional médico. A partir disso, foi elaborada uma tabela de Excel que permitiu visualizar, mediante a dinâmica de entrada e saída deste profissional, qual a unidade deveria ser priorizada.

Resultados: Com a elaboração desta ferramenta obtivemos como resultados: a visualização em tempo real, através da planilha organizada por cores as unidades com maior falta do profissional médico tanto generalista como de apoio; possibilitou a priorização das unidades para receber este profissional; tomada de decisão mais assertiva pelo gestor; transparência para os gerentes da atenção primária os critérios de escolha para lotação.

Conclusão ou Hipóteses: concluímos que mediante o cenário de rotatividade de médicos do DISAB, a utilização desta ferramenta, permite a otimização na contratação do recurso humano, direcionando a lotação deste nas unidades, norteado por critérios de prioridades pré estabelecidos de forma equânime.

 




Palavras-chave


Monitoramento de Recursos Humanos; Unidade Primária de Saúde; Medico de Saúde da Família e Comunidade.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.