A gestão do trabalho na Estratégia Saúde da Família no Espírito Santo

Ana Claudia Pinheiro Garcia, Rita de Cássia Duarte Lima, Anny Cristinny Miranda dos Santos, Caroline Agripino, Gabriela Angeli de Moraes

Resumo


Introdução: É fato que os trabalhadores de saúde são imprescindíveis na qualificação da Atenção Básica no Brasil, fortalecida pela Estratégia Saúde da Família (ESF). O desconhecimento das características dessa força de trabalho no Espírito Santo, quanto à sua distribuição e qualificação aponta a necessidade de um estudo que traduza o perfil desses profissionais.

Objetivos: Aprofundar o conhecimento sobre os profissionais e os processos de trabalho produzidos cotidianamente na ESF no estado do Espírito Santo a fim de contribuir para o estabelecimento de planos de ação para área de recursos humanos no Estado.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado um estudo do tipo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa. A população do estudo foi composta por amostra do conjunto de trabalhadores ativos das equipes mínimas da ESF que atuam nos municípios capixabas com população superior a 50 mil habitantes. Fizeram parte do estudo os agentes comunitários de saúde, auxiliares/técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, tendo sido considerado como fator de inclusão a atuação na equipe há pelo menos seis meses.

Resultados: Prevalecem contratos de trabalho temporário, insatisfação com o regime de trabalho e alta rotatividade de profissionais Em relação ao processo à organização do processo de trabalho, foram observadas dificuldades, bem como a incorporação de práticas e lógicas assistenciais capazes de potencializar a ESF no estado. Assim, apesar dos importantes avanços na política nacional de gestão do trabalho na saúde, no Espírito Santo, foram evidenciadas fragilidades como a precarização do trabalho e os afetamentos sofridos no setor, vulnerabilizando o vínculo entre profissionais e usuários e fragilizando o cuidado em saúde.

Conclusão ou Hipóteses: O estudo aponta a necessidade de qualificação da gestão, da qual devem participar trabalhadores e usuários, sujeitos essenciais no planejamento das ações. Evidencia, ainda, a necessidade de fortalecimento das estruturas de saúde nos municípios, devendo ser pensadas a partir das singularidades e necessidades do sistema e da rede de serviços de saúde públicos que atendam, de fato, o cidadão.


Palavras-chave


Gestão do Trabalho em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Processo de Trabalho em Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.