Implementação da melhoria do acesso e da qualificação da Atenção Básica

Maria Fátima Ferreira de Oliveira, Sebastiana Shirley de Oliviera Lima, Leo Felyppe Ferreira Sappi, Maria Auxiliadora Bessa Santos

Resumo


Introdução: A melhoria do acesso e a qualificação da Atenção Primária à Saúde é um dos desafios para a consolidação do Sistema Único de Saúde, é uma proposta do Ministério da Saúde que vem sendo desenvolvida no Brasil, no estado do Ceará e na região de saúde de Baturité.

Objetivos: Este projeto tem como objetivo geral, implementar estratégias para o processo da melhoria do acesso e qualificação da Atenção Básica de Saúde junto aos gestores de saúde e equipes saúde da família nos municípios da região de Baturité.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este projeto será desenvolvido no período de fevereiro à março de 2013, tendo como sujeitos da intervenção os gestores de saúde, as equipes saúde da família nos municípios da região de Baturité. O projeto será desenvolvido em três eixos estratégicos sendo: Mobilizar os gestores e equipes saúde da família para adesão ao Pmaq, Fortalecer a educação permanente dos profissionais de saúde das equipes do PSF junto ao PMAQ. Implementar as ações da atenção básica nas unidades saúde da família visando a qualificação.

Resultados: Nesse Projeto, espera-se os seguintes resultados:100% dos municípios implantados o PMAQ; 100% dos gestores, coordenadores e profissionais capacitados sobre o PMAQ; 100% dos municípios certificados com o PMAQ; 100% dos profissionais de saúde com conhecimento sobre planejamento do PMAQ;Realização de 02 oficinas com 100% dos profissionais de saúde da família;100% dos profissionais de saúde da família capacitados em Atenção saúde da família;100% das Unidade Básicas Saúde da Família implantadas com os protocolos; 100% das Unidades Saúde da Família acompanhadas pelo SIAB;100% das unidades saúde da família monitoradas.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que para o sucesso deste Projeto de Intervenção, faz-se necessário um gerenciamento eficaz que verifique a conformidade das ações/atividades programadas com as executadas, seu impacto sobre os objetivos propostos e a adequação destes à realidade onde ocorre a intervenção.





Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.