Método clínico centrado na pessoa no contexto da Atenção Primária em Saúde

Leonardo Ennes Carrilho, Daniel Riani Gotardelo, Vinícius Lana Ferreira

Resumo


Introdução: O processo de trabalho na Atenção Primária à saúde (APS) é peculiar, fundado em relação interpessoal, dependente do estabelecimento de vínculo entre os envolvidos e cuja eficácia é a produção e gestão de cuidado. O Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) propõe mudanças em atitudes e no processo de trabalho cujo resultado é uma nova maneira de atuar em saúde.

Objetivos: Esta revisão objetiva contextualizar o MCCP no ambiente da APS identificando convergências entre os princípios que o fundamentam e as diretrizes que orientam a APS no Brasil, elencadas na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), reforçando a relevância do MCCP como instrumento de trabalho na APS.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram relacionadas fontes bibliográficas sobre o MCCP e sobre a APS praticada no Brasil para identificar convergências entre os princípios que fundamentam o método e as diretrizes que orientam a APS, elencadas na PNAB, publicada em 2012 pelo Ministério da Saúde.

Resultados: O MCCP objetiva o estabelecimento de uma boa relação médico-pessoa, favorecendo abordagem integral, subsidiando a elaboração compartilhada de um plano de cuidados ao paciente, oportunizando a incorporação de medidas de promoção à saúde e de prevenção de doenças e propondo medidas que sejam factíveis de serem aplicadas àquele indivíduo, inserido em um contexto, e que vivencia circunstâncias de vida específicas. A PNAB, de 2012, reforça a importância da APS para o desenvolvimento de atenção integral e resolutiva orientada pelos princípios da integralidade, longitudinalidade, responsabilização, humanização e do vínculo, considerando o sujeito em sua singularidade e inserção sócio-cultural.

Conclusão ou Hipóteses: O MCCP propõe mudanças em conceitos, habilidades e valores médicos, propiciando abordagem holística, contínua, resolutiva e com responsabilidades compartilhadas entre profissional e pessoa. Constitui-se, portanto, em um meio para o desenvolvimento dos trabalhos na APS, sendo esta um locus privilegiado para sua aplicação, pois se orientam por fundamentos e diretrizes semelhantes.

 



Palavras-chave


Atenção Primária em Saúde; Método Clínico Centrado na Pessoa; Processo de Trabalho.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.