O papel da vigilância epidemiológica e sua relação com a Atenção Básica

Jaciane Araújo Cavalcante, Ana Júlia Rosa Barcelos Costa, Diogo de Almeida Lima, Letícia Tomaz Oliveira, Rafael Dualibe Murici Lentine

Resumo


Introdução: A Vigilância Epidemiológica foi definida como um conjunto de ações que proporciona a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes de saúde, a fim de recomendar medidas de controle das doenças. Contudo, apesar das funções previstas pelo MS, as adversidades encontradas na aplicação destas revelam pontos que ainda necessitam de ajustes para a continuidade das ações do sistema.

Objetivos: Os estagiários do Pet-Saúde/Doenças infectocontagiosas deveriam conhecer na prática o funcionamento do serviço de VE, além de vivenciarem a dinâmica do serviço das áreas técnicas de hepatite, meningite, AIDS, hanseníase, tuberculose e sífilis do núcleo de vigilância epidemiológica de Palmas - TO.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Durante cinco meses os estagiários do PET - Saúde passaram pelas áreas técnicas de hepatite, meningite, AIDS, hanseníase, tuberculose, sífilis e síndrome do corrimento cervical em mulheres do núcleo de Vigilância Epidemiológica de Palmas. Nesse período, eles acompanharam o serviço investigativo, de acompanhamento e de medidas preventivas da vigilância.

Cada estagiário passou por todas as áreas, observando as principais pendências das fichas de notificação e do sistema de informação como um todo. Em seguida, foram feitos relatos de vivência, nos quais cada um elencou os pontos positivos e negativos percebidos no serviço de vigilância relativo a cada agravo.

Resultados: Através deste primeiro período de participação no PET-Saúde foi possível traçar um comparativo inicial entre as condutas esperadas e a atuação real dos diversos profissionais envolvidos na área da saúde no município de Palmas - TO.

Pode-se observar que o serviço de vigilância em Palmas consiste muito mais no suporte da atenção à saúde do que na vigilância em si. A falta de capacitação dos profissionais das unidades de saúde obriga as áreas técnicas a exercerem funções como gerenciamento de medicação, verificação de contatos e cobrança por fichas de notificação. Em cada agravo é possível observar particularidades, mas todas envolvendo a má qualidade da informação no momento da notificação.

Conclusão ou Hipóteses: Observou-se que o sistema de investigação dos agravos e a produção de medidas preventivas baseadas em dados epidemiológicos produzidos pelas fichas de notificação foram substituídos pela atenção estendida do núcleo de vigilância às unidades de saúde. Extensão essa devida a má qualidade do serviço encontrado na atenção básica à saúde.


Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.