O papel diferenciador do enfermeiro no programa da saúde da família

Fanuel Vander Ananias

Resumo


Introdução: Criado em 1994, o PSF como uma estratégia para a reorganização da produção de cuidados de saúde, que tem como objetivo reorientar a prática assistencial em direção a uma assistência à saúde centrada na família, entendida e percebida a partir de seu ambiente físico e social.

Objetivos: O enfermeiro é o principal agente realizador das políticas e programas voltados para saúde da família que requer envolvimento efetivo com as reais necessidades de saúde das famílias e comunidades.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada uma revisão bibliográfica com busca nas bases de dados BVS (biblioteca virtual em saúde), no período de julho a setembro de 2012. Inicialmente foram levantados 326 artigos identificados a partir dos seguintes descritores em ciências da saúde: PSF e Enfermeiro. Foram selecionados 12 artigos que atenderam os critérios de inclusão, sendo assim utilizados no presente estudo. Além disso, foi consultado o que o conselho federal de enfermagem coloca como parâmetros reguladores da profissão do enfermeiro em todo país.

Resultados: Dos doze artigos que atenderam aos critérios, as metodologias utilizadas foram: pesquisa qualitativa (cinco artigos), pesquisa quantitativa (dois artigos), e estudo de caso, revisão bibliográfica, revisão narrativa, pesquisa quantiqualitativa e pesquisa documental (uma de cada). Com base no objetivo do trabalho, foi realizado uma leitura exaustiva dos trabalhadores selecionados e levantados pontos referente à prática do enfermeiro na ESF. A supervisão dos auxiliares de enfermagem e agentes comunitário de saúde foi um tema presente na maioria dos trabalhos pesquisados.

Conclusão ou Hipóteses: O papel do enfermeiro tem se mostrado peça-chave nos PSF pois sua atuação vai além da dimensão técnico-assistencialista ou da aplicação imediata e direta dos conhecimentos técnico-científicos e se concetra em saberes que levam em consideração as interelações e a dinâmica coletivo-social de todos os envolvidos no processo.





Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.