O processo de trabalho em unidade de saúde da família

Claudio da Costa Oliveira Filho, Andressa Campos de Oliveira

Resumo


Introdução: Na Unidade de Saúde Ariovaldo Favalessa, em Vitória no Espírito Santo, foi realizado um diagnóstico situacional que relatou o perfil epidemiológico local, além de uma pesquisa pelo método de estimativa rápida. Assim, o tema processo de trabalho foi escolhido, subdividido em: Organização do trabalho, rotatividade de profissionais, humanização do serviço e a educação permanente.

Objetivos: Analisar os processos de trabalho em equipe de saúde da família da unidade de saúde Ariovaldo Favalessa, a partir do diagnóstico situacional sobre o território de abrangência e do referencial teórico do professor Emerson Merhy.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma revisão bibliográfica que correlacionará os dados do diagnóstico situacional com alguns conceitos, estudos, reflexões de textos publicados principalmente pelo Professor Dr. Emerson Elias Merhy e alguns outros autores. O trabalho seguiu 5 momentos: Leitura do diagnóstico situacional, Escolha e leitura de textos principalmente do Professor Emerson Merhy, Identificação dos nós críticos (Organização do trabalho, rotatividade profissional, humanização do serviço e educação permanente), Síntese dos textos lidos (palavras chaves: “processo de trabalho”, “gestão” e “saúde da família”) e Analise teórica.

Resultados: Planejamento de ações em reuniões para organizar o trabalho em equipe se mostrou essencial. Além disso, a intervenção de uma liderança é necessária para que o foco no objetivo planejado não se perca. O trabalho deve ser multidisciplinar, onde o foco principal são as necessidades do usuário. Um ambiente acolhedor permite a humanização do serviço para o profissional e para o usuário. Tudo isso contribui para a queda da rotatividade profissional que tem como causa também a falta de vinculo efetivo, as relações de trabalho, a baixa remuneração, a violência e a falta do processo de educação profissional permanente.

Conclusão ou Hipóteses: A satisfação do usuário é a principal meta deste trabalho. Foi pensando nestas comunidades que esta revisão bibliográfica foi realizada para que através da reconfiguração do processo de trabalho na unidade de saúde, o usuário possa se sentir acolhido. Para isso, há a necessidade de conciliação entre gestores, trabalhadores e usuários em torno de um objetivo comum.

 


Palavras-chave


Processo de Trabalho; Gestão; Saúde da Família.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.