O uso indevido de drogas e ações intersetoriais em Maringá - PR

Silvana Maria Ribeiro Borges

Resumo


Introdução: O uso de drogas é um fenômeno complexo e multifatorial que afeta a saúde e outras áreas da vida social. Sua expansão no Brasil colocou o tema na agenda política dos municípios e o desafio: implantar ações/políticas integradas e intersetoriais. Pesquisou-se o que fazem e como fazem os serviços públicos de saúde, educação e assistência social de Maringá diante de risco ou uso de drogas.

Objetivos: Identificar a existência ou não de ações intersetoriais voltadas à prevenção ao uso indevido de drogas e analisar as suas possibilidades e limites, visando contribuir para a construção de uma política de prevenção, intersetorial, na cidade de Maringá.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Utilizou-se o conceito ampliado de Evento Sentinela, no caso, o internamento por uso de droga e as ações dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social que poderiam evitar tal evento. Reconstruiu-se a trajetória de quatro jovens por meio de pesquisa documental, diário de campo e entrevistas com profissionais. Os critérios foram faixa etária, número de internações, área residencial e consentimento. Buscou-se entender como se deu o processo de atenção ao usuário nos respectivos serviços, entre os primeiros sinais de problemas até o internamento, analisando-se os registros, o contexto sócio-histórico, discussões teóricas, as políticas públicas e orientações legais.

Resultados: Observou-se a predominância de ações isoladas entre os setores e baixo nível de atenção à prevenção ao uso indevido de drogas nas instituições estudadas. Entretanto, em um dos casos ocorreram ações intersetoriais entre a saúde, assistência social e justiça por um determinado período, bem como registrou-se algumas iniciativas do município para as ações intersetoriais. Detectou-se, ainda, a importância e a discrepância entre os serviços quanto a qualidade dos registros e informação dos usuários, perda de dados, o desconhecimento da rede de suporte social e a falta de capacitação dos servidores para lidar com a problemática.

Conclusão ou Hipóteses: A pesquisa possibilitou visualizar a realidade local quanto aos dados sociais e o processo de atendimento em cada setor, podendo contribuir na elaboração da política sobre drogas do município. Mostrou-se inovadora especialmente quanto à metodologia, sendo o tema específico (Drogas e intersetorialidade) pouco pesquisado requer mais estudos e discussões para o seu aprofundamento.

 


Palavras-chave


Drogas - Prevenção; Intersetorialidade; Política Municipal.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.