Pesquisa de satisfação dos médicos da Atenção Primária em São Paulo

Rodrigo de Novaes Lima, Monique Marie Marthe Bourget, Daniele Bargas Nogueira, Henrique Sebastião Francé, Martim Elviro de Medeiros Junior

Resumo


Introdução: Muitos são os fatores que dificultam a fixação dos profissionais médicos na atenção primária nos municípios do Brasil. Com o intuito de reduzir a rotatividade dos profissionais e melhorar a satisfação dos médicos a Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina realizou pesquisa de satisfação com os profissionais.

Objetivos: Identificar fatores facilitadores e dificultadores da adesão dos profissionais médicos na atenção primária da rede pública.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Uma pesquisa quantitativa foi realizada com 78 profissionais médicos pela assessoria técnica do Santa Marcelina. O questionário consistia em 13 perguntas fechadas (múltipla escolha) e 4 perguntas abertas( resposta discursiva). Entre os profissionais participantes, apenas 58 autorizaram a divulgação dos dados.

Resultados: A maioria dos entrevistados (79,31%) estava a menos de 10 anos na atenção primária. Quase metade, ou 44,83% (26) não possuíam residência, mestrado ou qualquer outra formação complementar. O stress era referido por 63,79% dos médicos. 56,90 % da amostra se dizia satisfeita ou muito satisfeita com seu trabalho. Os fatores motivadores mais citados foram: o trabalho em equipe (77,59%), o sentimento de valorização pela equipe (58,62%) e pela comunidade (56,90%). Entre os pontos negativos, os mais citados foram as metas impostas de atendimento (50,00%), a distância de casa ao trabalho (25,86%) e o número elevado de consultas (6,90%).

Conclusão ou Hipóteses: Os dados levantados são pertinentes e serão utilizados pela gestão de pessoas na procura de melhorar a fixação dos profissionais. Muitos problemas levantados, como os salários insuficientes (3,45%) e a ausência de plano de carreira (3,45%), a despeito de outros, inerentes à pratica na atenção primária, podem ser modificados.

 


Palavras-chave


Fatores Motivacionais; Atenção Primária; Médicos.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.