Pilares do sucesso da assistência a saúde- harmonia e integração da equipe

Marina Aparecida Malheiros Silva, Glória Boaventura

Resumo


Introdução: O ser humano, na maioria das vezes, tem muita restrição a mudanças, principalmente, quando um novo integrante da equipe as implementa. Em 2004, na Equipe rural da ESF do PAD_DF, no Distrito Federal , ocorreu alteração na composição dos trabalhadores. A nova integrante do grupo- a médica- queria implantar um novo processo de trabalho e ocorreu muita rejeição

Objetivos: Organizar o processo de trabalho para proporcionar uma assistência com qualidade, resolutiva, por meio de medidas simples, organizada envolvendo toda a equipe , parceiros e assistidos. Desenvolver todo o trabalho na equipe de forma harmônica e integrada

Metodologia ou Descrição da Experiência: Reunião da nova médica com os integrantes da equipe para apresentar o novo processo de trabalho que ela gostaria de implantar, pois seguia mais as normas do MS e envolvia mais criatividade e resolutividade.

Diante da rejeição de vários integrantes , a médica, juntamente com os poucos funcionários que aderiram as novas idéias iniciaram os trabalhos. Acolhimento dos funcionários pela enfermeira e médica para solucionar as dificuldades pessoais e de trabalhos daqueles que necessitavam. Isto era realizado individualmente.

Resultados: A equipe foi se integrando gradativamente e, conseguimos implantar uma rotina diária no posto. Decidimos conjuntamente que o primeiro passo era acolher todos os usuários independentemente de marcação de consulta. Registrar em um livro todo esse processp.Os grupos seriam formados conforme o risco e idade. Consciência de toda a equipe da importância de buscar fatores de risco para o adoecimento na comunidade e intervenção rápida e conjunta. Busca de parcerias na comunidade para solucionar problemas diversos da equipe.Reuniões semanais na unidade para informes, discutir os problemas mas de forma que todos falam, são ouvidos e decidam conjuntamente.

Conclusão ou Hipóteses: Hoje, toda a equipe percebe a necessidade de harmonia e integração do grupo para proporcionar uma assistência de qualidade e resolutiva aos usuários. Que a união da equipe fez muita diferença no serviço prestado a comunidade.




Palavras-chave


Harmonia; Integração; Sucesso.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.