Politicas públicas: acessibilidade ao sistema primário de saúde

Edilaine Alves Nunes, Edermeson Roque Malheiro Brandão

Resumo


Introdução: A avaliação da qualidade de um serviço de saúde deve fundamentar-se em três aspectos: estrutura, processo e resultados. Conhecendo as características epidemiológicas e os recursos disponíveis, traçando cruzeta entre a equipe multiprofissional de saúde e os fatores epidemiológicos de cada município a equipe deve discutir maneiras para melhor atender seu publico.

Objetivos: Avaliar a qualidade de acessibilidade do usuário ao Sistema Único de Saúde na categoria de atenção primária.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura em busca dos fatores que influenciam na acessibilidade dos usuários aos serviços de saúde básica. As fontes bibliográficas investigadas foram o LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), MEDLINE (Literatura Internacional de Ciências da Saúde), SCIELO (Scientific Eletronic Library Online) e Cochrane.

Resultados: Na verificação dos dados literários sobre acessibilidade aos serviços de saúde pelos portadores de deficiência física, foi notória uma dificuldade significativa da população, devido os obstáculos encontrados no trajeto e na infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde. Em relação a analise quanto o deslocamento ao serviço de saúde, foi observado uma discordância entre os artigos utilizados, com variações quanto ao tempo de deslocamento, meio de transporte utilizado e necessidade de companhia. Quando o assunto tratado foi acessibilidade ao serviço, o tempo de espera foi um dos fatores relatados como principal obstáculo no uso dos serviços de saúde.

Conclusão ou Hipóteses: A acessibilidade aos serviços de saúde é de importância crucial para o incentivo e melhora do atendimento ao paciente, tendo em vista que as tais dificuldades aos serviços de saúde em muitos casos se torna um “muro de difícil escalada” àqueles que por alguma circunstância, necessitam de tratamento hospitalar.

 


Palavras-chave


Acessibilidade; Politicas Publicas; Saúde Primária.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.