Promovendo a saúde do trabalhador: enfoque no agente comunitário de saúde

Claudia Mattos da Cunha Costa, Vivian Raymundo da Silva, Luciana Madeira da Costa, Bruno Godinho da Silva, Ronaldo da Silva Moreira

Resumo


Introdução: O agente comunitário de saúde (ACS) é o profissional que faz a integração entre a equipe e a população adscrita do território. Nos estabelecimentos de assistência à saúde o ACS enfrenta várias situações de risco em seu ambiente de trabalho e muitas das vezes sem a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) adequados tendo a consciência que estão expostos a agentes de riscos.

Objetivos: Elegemos como objetivo analisar a atual situação profissional dos agentes comunitários de saúde em relação à oferta e utilização de EPI’s e analisar as condições de trabalho destes profissionais e a implicância desta atuação sobre a sua saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O cenário utilizado para este artigo é uma unidade de atenção básica de saúde localizado na zona oeste do município do Rio de Janeiro. A unidade conta com a atuação de 30 agentes comunitários de saúde divididos igualmente entre as cinco equipes de saúde da família lotadas na unidade. Para esta pesquisa realizamos uma observação sistemática das condições de trabalho dos agentes comunitários que atuam na unidade de saúde em relação a utilização de equipamentos de proteção adequados e uma análise do impacto que a não utilização de cuidados em relação a rotina do trabalho pode causar.

Resultados: Ao observar a rotina destes trabalhadores, evidenciamos que 76% dos trabalhadores utilizam os EPI‘s adequados para a atuação profissional, como sapatos especiais que diminuem o impacto e protegem contra agressões externas, boné para proteger contra os raios solares e a incidência de luz no globo ocular e bloqueadores solar com fator UVA/B, que protegem a pele contra a penetração dos raios solares diminuindo, dessa forma, a probabilidade de ocorrência de câncer de pele. Além disso, eles têm a consciência da importância da utilização desses equipamentos e os que não empregam esses EPI‘s alegam que muitas vezes esquece um dos equipamentos mas sabem da importância em utilizar esses materiais.

Conclusão ou Hipóteses: Dessa forma, incentivar o uso de EPI‘s por parte do trabalhador é estar promovendo a sua saúde em um momento importante de sua vida que é o trabalho. Assim, estaremos garantindo a melhora da qualidade de vida deste trabalhador, mantendo-o apto a exercer suas atividades de forma segura e sem estar exposto aos riscos usuais da sua atividade profissional diária.




Palavras-chave


Agente Comunitário de Saúde; Saúde do Trabalhador; Prevenção a Saúde.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.