Proposta para ampliação do acesso em um CSF no município de Sobral - CE

Hiroki Shinkai, Heluana Cavalcante Rodrigues, Márcia Cristina Lemos dos Santos, Michelle Prudencio Shinkai, Leopoldo Jacomel

Resumo


Introdução: No contexto atual o serviço de saúde deve incorporar tecnologias leves que se materializam em práticas relacionais com os usuários do sistema. Tem se discutido muito sobre o acesso como o uso oportuno dos serviços de saúde para alcançar melhores resultados. A falta da gestão clínica ou o uso inadequado dela se torna um obstáculo para a ampliação do acesso e melhoria da atenção à saúde.

Objetivos: Descrever uma experiência bem sucedida para ampliação do acesso aos serviços de saúde no Centro de Saúde da Família (CSF) Terrenos Novos, em Sobral - CE.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As equipes do CSF enfrentavam falhas no cuidado à saúde: dificuldade de acesso para consultas médicas imediatas e agendadas (incluindo pré-natal e puericultura); alta prevalência de faltas às consultas agendadas; insatisfação do usuário com o tempo de espera entre a chegada ao CSF e a consulta médica. Com isso, foram realizadas algumas discussões com as equipes que tinham residentes de medicina de família e comunidade sobre possíveis soluções para superar as dificuldades no acesso. Utilizou-se como referência o Caderno de Apoio ao Acolhimento de São Paulo (2004), Política Nacional de Humanização (2004) e debates feitos durante a visita de Juan Gervas e Mercedes Perez à Sobral em 2011.

Resultados: Desde fevereiro de 2012 cada uma das oito equipes passaram a ser identificadas através de uma cor, impressa nos prontuários, fichas de atendimento, porta de entrada dos consultórios e até nos jalecos dos profissionais e uniformes dos agentes comunitários de saúde. A nova programação semanal permite que tanto as consultas imediatas quanto as previamente marcadas, incluindo pré-natal e puericultura, possam ser realizadas todos os dias nos dois turnos. Além disso, as consultas agendadas são realizadas em horário marcado, reduzindo o tempo de espera da pessoa.

Conclusão ou Hipóteses: Percebeu-se um fortalecimento do vínculo entre as equipes de saúde e as famílias assistidas, melhorando a organização do serviço. Observou-se ainda que ações como essas, fundamentadas na promoção do acesso como postura ética estão resultando em redução da (des)humanização e aumentando a qualidade do SUS, uma vez que garante a resolutividade das demandas trazidas pelo usuário.




Palavras-chave


Acesso aos Serviços de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Gestão Clínica.

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