PSE: novo olhar da educação na saúde

Alda Souza Figueredo

Resumo


Introdução: O Programa Saúde na Escola Implementado desde de 2008 no Brasil e em Rafael Jambeiro em 2009, teve uma nova percepção e condução no que refere a saúde dos discentes da rede municipal de saúde, a partir da articulação entre os dois setores: saúde/educação.

Objetivos: Compartilhar a experiência exitosa do Pse como indicador avaliador da saúde dos docentes, discentes e colaboradores da rede escolar, além de demonstrar que este programa norteia o planejamento de saúde local.

Metodologia ou Descrição da Experiência: partindo do pressuposto que necessitava desenvolver atividades da saúde na escola, foi articulado desde da Semana Pedagógica de 2012 com explanação e esclarecimento do formato e objetivos do programa, em seguida houve inserção dos temas tranversais no projeto político pedagógico da escola, além de atividades dos componentes 1 e 2 semanal nas escolas. e, avaliação dos resultados trimestral.

Resultados: verificou-se que o índice de atualização do calendário vacinal elevou, foi diagnóstico e abordado comparceria do NASF os alunos desnutrido, obesos e com sobrepeso, a avaliação oftalmologica melhorou o desempenho e aprendizagem de outros, além do fortalecimento do vínculo entre os diversos profissionais da saúde, gestão, NASF, atenção básica e educação.

Conclusão ou Hipóteses: notou-se que a abordagem desde o início do ano tem maior êxito no desenvolvimento da atividades do PSE, além de aproximar e proliferar as informações dos temas tranversais e que às vezes este abordagem mútua desmistifica alguns tabus e problemas social que enfrentamos atualmente, tais como: drogas, gestação em adolescentes, DST e Aids, dentre outros.

 


Palavras-chave


PSE; ESF; PSE x ESF.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.