Refletindo sobre as políticas públicas para a promoção da saúde do adolescente

Darlene de Araújo Silva, Adna de Araújo Silva, Ligia Fernandes Scopacasa, Agnes Caroline Souza Pinto, Patrícia Neyva da Costa Pinheiro

Resumo


Introdução: As políticas públicas de saúde, em nosso país, vêm sendo desenvolvidas e implementadas em diversos cenários e para diferentes públicos, como por exemplo, políticas públicas na área da saúde da criança, do idoso, da mulher. Entretanto, salienta-se a necessidade de aprimoramento de políticas públicas voltadas para os adolescentes.

Objetivos: Objetivou-se analisar e refletir sobre as políticas públicas elaboradas e implementadas pelo Ministério da Saúde para a promoção da saúde do adolescente no Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada uma revisão teórica e reflexiva da literatura, utilizando as bases de dados Bireme, Lilacs e Scielo. Foram acessadas publicações com os descritores: adolescente, saúde, promoção e políticas públicas. Foram encontrados 99 artigos e documentos oficiais do Ministério da Saúde que foram analisados e organizados segundo a conexão histórica.

Resultados: O Programa Saúde do Adolescente foi o primeiro programa voltado para a promoção da saúde do adolescente, seguido pela Política Nacional de Atenção à Saúde do Adolescente e do Jovem, Saúde e Prevenção nas Escolas e Programa Saúde na Escola. Além disso, o Ministério da Saúde buscou capacitar jovens de todo o país por meio dos projetos Adolescentes Promotores de Saúde e Protagonismo Juvenil. Também priorizou um conjunto de ações nas áreas do: crescimento e desenvolvimento, saúde bucal, saúde mental, sexualidade e saúde reprodutiva, saúde do escolar adolescente, prevenção de acidentes, abordagem da violência e maus tratos, trabalho, cultura, esporte e lazer.

Conclusão ou Hipóteses: Percebe-se que no período compreendido entre 1989 até os dias atuais, houve, no Brasil, aumento significativo das políticas referentes à promoção da saúde dos adolescentes e jovens no âmbito do Governo Federal, porém, existe, ainda, uma gama de desafios a serem enfrentados e conquistados na implementação de políticas públicas para a promoção da saúde dessa população.

 


Palavras-chave


Políticas Públicas; Promoção da Saúde; Adolescente.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.