Relatos: a saúde bucal no PMAQ-AB do Espírito Santo

Priscilla Caran Contarato, Isabela Caran Contarato

Resumo


Introdução: O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) foi instituído pelo Ministério da Saúde no intuito de ampliar o acesso e melhorar a qualidade da atenção básica mobilizando gestores, equipes de saúde e usuários como protagonistas neste processo.

Objetivos: Este estudo tem como objetivo revelar as percepções das entrevistadoras de campo, no que diz respeito à saúde bucal, no processo de avaliação externa do PMAQ-AB no Estado do Espírito Santo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Como metodologia utilizou-se os diários de campo, ferramenta inseparável do entrevistador, onde foram registradas todas as observações e relatos vivenciados durante o processo de pesquisa no cotidiano do serviço da atenção básica, no período de junho a setembro de 2012.

Resultados: Observou-se que a saúde bucal apresenta um processo de trabalho totalmente independente do restante da equipe da estratégia de saúde da família, mesmo quando inserida a esta. Em muitos locais o consultório odontológico não constava na unidade de saúde da família por falta de estrutura física. Nesses casos os consultórios odontológicos na maioria das vezes estavam lotados em prontos atendimentos ou mesmo em consultórios isolados. Em um número muito grande de municípios encontrou-se muitos consultórios odontológicos quebrados ou sem funcionamento. Vale destacar que as piores condições de infraestrutura e higiene foram identificadas na maioria dos consultórios odontológicos do estado.

Conclusão ou Hipóteses: Pelas observações realizadas conclui-se que a saúde bucal na maioria dos municípios ainda possui um processo de trabalho restrito, sem muita integração com a equipe de saúde da família. Com isso grande parte dos municípios ainda mantém um modelo de assistência voltado para a prática curativa e imediatista, sem muita estratégia de programação.




Palavras-chave


Saúde Bucal; PMAQ.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.