Reorganização do processo de trabalho em UBS após a inserção da ESF

Jaldeci Leite Silva, Cristiane Lemos de Oliveira Telles de Menezes, Aline Furtado de Mendonça

Resumo


Introdução: Introdução: O trabalho apresenta a experiência de reorganização do processo de trabalho em unidade básica de saúde tradicional (UBS) na Área Programática 1.0, a partir da inserção de equipes de ESF, no período de junho a dezembro de 2012.

Objetivos: Objetivos: 1. Apresentação do processo de inserção de ESF em UBS organizadas na lógica do modelo de AB tradicional. 2. Apresentação dos objetivos definidos no planejamento das ações. 3. Apresentação dos principais desafios vivenciados durante o processo de implantação das ESF.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A inserção de ESF induziu a reorganização dos serviços.O planejamento das ações buscou atingir três objetivos: reorientação do modo de produção de saúde; integração entre os profissionais da UBS e da ESF; e indução de novos arranjos no serviço. O trabalho começou com o diálogo com o diretores, para compreensão da lógica da ESF e de alguns conceitos, tais como territorialização, mapeamento, integralidade do cuidado, vínculo, acolhimento, entre outros. Com a contratação dos profissionais da ESF, buscou-se a redefinição dos fluxos e dinâmica da UBS, de modo a integrar os modelos.Posteriormente, os profissionais das ESF foram inseridos nos serviços, visando à integração e treinamento em serviço.

Resultados: A inserção das equipes nas UBS tem avançado gradualmente, no entanto alguns desafios têm sido enfrentados, entre eles: 1. dificuldade de entendimento da lógica da ESF pelos profissionais das UBS; 2. tensões entre os profissionais; 3. dificuldades relacionadas às limitações do espaço físico, e às mudanças ocorridas no cotidiano do trabalho. O fato de as equipes estarem completas é um fator importante visto que não sobrecarrega os profissionais das UBS no atendimento dos usuários. Os diretores das unidades contam com o apoio e assessoria técnica da coordenação de área programática para a orientação das mudanças.

Conclusão ou Hipóteses: Essa experiência tem sido um grande aprendizado, pelos diversos desafios vivenciados. Percebe-se uma tendência de avanço contínuo, através da aproximação que se dá, naturalmente, entre os profissionais. Esses avanços se revelam, principalmente, no esforço conjunto para acertar nas questões relacionadas à organização do trabalho, visando à qualidade do serviço e a satisfação do usuário.




Palavras-chave


Estratégia de Saúde da Família; Processo de Trabalho; Organização de Serviços de saúde.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.