Sistema de informação na unidade de saúde da família em Rio Branco - AC

Herleis Maria de Alemdia Chagas, Thaslla da S. Meneses

Resumo


Introdução: Um dos desafios do SUS na Estratégia Saúde da Família, era criar um sistema de informação de registro em saúde, o qual norteasse o planejamento das ações com base em critérios epidemiológicos e sociais, permitindo a avaliação e monitoramento . Isso justifica o surgimento do Sistema de Informação da Atenção Básica- SIAB em 1998.

Objetivos: Analisar o SIAB na Unidade de Saúde da Família Mocinha Magalhães em Rio Branco- Acre(2011), bem como, descrever o percurso da produção de dados e informações geradas; Identificar os fatores que interferem neste processo, além de descrever a utilização destas informações pela equipe .

Metodologia ou Descrição da Experiência: Optou-se pela abordagem qualitativa, a ser realizada através de entrevistas semi-estruturadas dos profissionais envolvidos e observação participante.

Resultados: Os resultados obtidos foram o desconhecimento da equipe sobre o SIAB, fragilidades na alimentação do sistema da atenção básica, SIAB inoperante, realidade Municipal e Estadual distintas.

Conclusão ou Hipóteses: Portanto, a Unidade de Saúde da Família não utiliza as informações e potencialidades que o Sistema de Informação da Atenção Básica oferece. Sua subutilização está estruturada em mera transcrição de registro, alicerçada pela incompreensão e/ou despreparo dos profissionais envolvidos; em parte pela organização estrutural falha que ocorre a partir de esferas governamentais superiores.




Palavras-chave


Estratégia Saúde da Família; Sistema de Informação em Saúde; Sistema de Informação na Atenção Básica.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.