Escola livre do tabaco

Raquel Silva de Oliveira Marinho, Marcia Regina Raymundo Pestre, Jean da Silva Oliveira

Resumo


Introdução: Após cinco anos de trabalho no Grupo de Tabagismo que é realizado em encontros semanais no CMS Athayde José da Fonseca, percebemos através da parceria do Dentescola com a Escola Municipal Jornalista Sandro Moreyra um grande número de adolescentes fumantes, filhos de fumantes (fumantes passivos) e funcionários também fumantes; buscamos desenvolver uma atividade que contemplasse este público.

Objetivos: Promover a saúde na escola alertando sobre os malefícios do tabagismo ativo e passivo, prevenção de novos casos de tabagismo entre adolescentes, formação de multiplicadores já que os alunos podem levar informações para seus pais e captação de participantes para o grupo já existente na unidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O Grupo de Tabagismo consiste em quatro reuniões supervisionadas de tratamento onde o paciente recebe orientações, apoio e se necessário medicamento para controle e cessação do hábito; é dado continuidade no tratamento com a manutenção até que o paciente se sinta confiante em sua nova condição de saúde. Na escola a abordagem foi realizada no pátio da escola visando atingir maior público e uma aproximação com os adolescentes que podiam anonimamente esclarecer suas dúvidas com cartazes e banners, informando sobre as substâncias presentes no cigarro, malefícios do fumo, a relação dos gastos com o mesmo e o tempo de desintoxicação da nicotina no organismo, distribuição de brindes e folders.

Resultados: Ao final de cada grupo de tabagismo realizamos uma grande comemoração com os participantes felicitando-os por sua conquista. Os usuários que conseguem alcançar o objetivo de parar de fumar demonstram satisfação e melhoria na qualidade de vida, tornando-se multiplicadores dando seus depoimentos exaltando a satisfação de ter conseguido superar o hábito de fumar nos próximos grupos. É notória a melhora da saúde como um todo. No ambiente escolar podemos perceber a sensibilização dos adolescentes que aderiram indicando parentes e até mesmo se identificando como fumantes que desejam parar de fumar. Houve captação de funcionários e vizinhos da escola, vindo estes a participar do grupo após a ação.

Conclusão ou Hipóteses: O depoimento dos participantes de sucesso dos grupos anteriores é essencial para a motivação dos novos participantes sendo eficaz no sentido de compartilhar vivências e histórias diferentes que podem tocar de alguma forma a cada um. Na escola há necessidade de que sejam realizadas anualmente ações neste sentido, pois a cada ano a mesma recebe novos alunos.





Palavras-chave


Escola; Tabagismo; Prevenção

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.