Espaço da palavra: grupo de apoio ao sujeito em sofrimento psíquico

Ligiane Medeiros Diógenes

Resumo


Introdução: A atenção à saúde mental na rede básica é um terreno alicerçado pelo processo histórico de consolidação do Sistema Único de Saúde com ênfase na Estratégia Saúde da Família (ESF) e da reforma psiquiátrica.

Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência com formação de um grupo de apoio a sujeitos em sofrimento psíquico por uma equipe da Estratégia Saúde da Família no município de Mossoró-RN.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa que tem como cenário a Unidade Básica de Saúde Dr José Holanda onde atua uma equipe da ESF. O grupo denominado Espaço da Palavra é um iniciativa do NASF em parceria com a UBS e tem como meta oportunizar o diálogo franco e aberto com escuta qualificada entre equipe e comunidade, especificamente, sujeitos dependentes de psicotrópicos por insônia que tenham evoluído para a dependência. As atividades iniciaram em setembro de 2012 com reuniões semanais. As reuniões são subsidiadas pelo ideário da biodança e da terapia comunitária e de círculos de cultura com palavras geradoras.

Resultados: As palavras trabalhadas até então foram: saúde, fé, eu, felicidade, amor, vida, desejo, doença, resiliência e são selecionadas a partir de cada encontro. Pode-se apontar como resultados positivos da formação do grupo o florescer de uma co-facilitadora entre os usuários participantes, o interesse pela independência do consumo de psicotrópicos por parte de algumas usuárias e a efetivação do vínculo entre equipe e usuários. O trabalho com sujeitos em sofrimento psíquico requer um preparo da equipe para o enfrentamento das necessidades de saúde que emergem. Para tanto, faz-se necessário um apoio maior da coordenação municipal para garantir a educação permanente.

Conclusão ou Hipóteses: As reuniões vêm alicerçando um terreno seguro para projetos terapêuticos singulares e alinhados com a Política Nacional de Saúde Mental, mas toda mudança gera dúvidas e insegurança tanto por parte da equipe multiprofissional como da comunidade, que devem ser trabalhadas para que o grupo continue e alcance seu objetivo.

 




Palavras-chave


Saúde Mental; Grupo de Apoio; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.