Estilo de vida no surgimento da diabetes

Tainá Pinheiro Braga, Silviane Ribeiro Castilho, Réia Silvia Lemos, Isameriliam Rosaulem Pereira da Silva, David Américo Assunção Júnior

Resumo


Introdução: A facilidade de acesso a alimentos de baixo teor nutricional e alto valor calórico, assim como a baixa frequência de atividade física associado ao abuso crescente de álcool e tabaco pelos adolescentes e, a falta de esclarecimento sobre estas praticas a médio e longo prazo contribuem para o novo quadro do diabetes tipo 2, onde tem aumentado o percentual de adolescente e jovens com esta etiologia.

Objetivos: Objetivou-se o esclarecimento do publico alvo quanto à necessidade de mudança no estilo de vida para a prevenção de Doenças Crônicas não Transmissíveis.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As ações extensionistas realizadas de Maio à Novembro de 2012 fazem parte de um projeto vinculado a UFPA que desenvolve ações multiprofissionais de saúde em escolas públicas da periferia de Belém. Para as quais realizou-se levantamento bibliográfico sobre o tema para confecção de material didático/ilustrativo (folder, cartazes e slides) para estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos de escolas publicas parceiras desse projeto após busca ativa. As ações foram desenvolvidas por discentes de Nutrição, Ed. Física, Psicologia, Medicina e Odontologia em salas de aula e sala multimídia.

Resultados: Foram realizadas 5 palestras em cinco escolas do ensino público de Belém-Pa, sendo três na periferia, onde se alcançou o total de 251 alunos, sendo 112 do EJA, em quatro turmas da escola municipal Amália Poungarten e 139 do PRO-EJA em quatro turmas do Instituto de Educação do Pará. O público demonstrou-se bastante participativos, ao levantar indagações sobre o assunto e complementos durante e após as palestras. Para os discentes as experiências foram satisfatórias e fundamentais para a formação profissional dos mesmos.

Conclusão ou Hipóteses: A mudança no estilo de vida deve ser esclarecida para que haja uma melhor compreensão por parte dos participantes, gerando uma transformação no modo de vida não só dos estudantes como de suas famílias, já que se denomina o ambiente escolar como melhor espaço de conscientização e propagação de boas praticas.




Palavras-chave


Estilo de Vida; Adolescente; Diabetes

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.