Estudo de caso de família da comunidade do dendê

Italo Kaue Cavalcante Silva, Déborah Batista de Sant‘anna

Resumo


Introdução: A Estratégia de Saúde trouxe consigo uma proposta de reorientação do modelo de assistência à saúde.Assim, a necessidade de estudos de caso voltados à família Brasileira aumentou, pois o conhecimento de aspectos relacionados à família,como o ciclo de vida familiar,as relações entre os membros e o processo saúde-doença familiar,tornou-se essencial para aprimorar o atendimento da saúde da população.

Objetivos: Entender a dinâmica familiar de uma família pertencente à uma comunidade carente. Aplicar instrumentos para a análise familiar. Analisar a eficácia dos instrumentos utilizados para avaliação da dinâmica familiar. Observar o processo saúde-doença em uma família de uma comunidade carente.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O presente trabalho consiste em um estudo de caso com enfoque familiar. A família estudada pertence à Comunidade do Dendê, uma comunidade de baixa renda da cidade de Fortaleza-Ce. Dentre os vários instrumentos utilizados geralmente para análise de famílias, neste estudo, foram utilizados o Ciclo de Vida Famíliar (CVF), o Genograma, o Ecomapa e o APGAR, pois tais instrumentos foram os mais adequados à presente análise familiar.

Resultados: Na obtenção das informações para o trabalho, podemos entrevistar uma senhora de uma família humilde em uma comunidade bastante carente, mas que,mesmo com as dificuldades, apresentou-se como uma família altamente funcional, capaz de superar grandes problemas. Além disso, notamos a importância de um contato mais intimo com a vida familiar do paciente para compreender melhor comportamentos, estados emocionais e doenças, o que possibilitou uma melhor compreensão da necessidade de reorientação da assistência à saúde que foi proposta pelo Programa Saúde da Família.

Conclusão ou Hipóteses: O presente trabalho mostrou que os estudos de caso com enfoque familiar são ferramentas de suma importância para o conhecimento da dinâmica familiar. Tal conhecimento é muito relevante para todos os profissionais de saúde, devido à reorientação da assistência a saúde, que objetiva uma abordagem mais ampla dos aspectos que envolvem a saúde do paciente, com destaque para a família do paciente.




Palavras-chave


Estudo de Caso; Família de Comunidade Carente; Instrumentos de Avaliação Familiar

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.