Estudo de caso: avaliação da funcionalidade de famílias da periferia

Douglas de Sousa Sobral, Vládia Sousa Meneses

Resumo


Introdução: A família influencia a vida de seus indivíduos, interferindo no seu bem - estar e saúde. Para melhor atender as necessidades familiares, é necessário que os médicos, principalmente os da Estratégia Saúde da Família, conheçam métodos e técnicas de avaliação familiar. Para isso são usadas as ferramentas que facilitam essa análise, como Genograma, ciclo de vida familiar e APGAR.

Objetivos: Entender a importância das ferramentas de trabalho com famílias na Abordagem Famíliar para analisar a funcionalidade delas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trabalho acadêmico realizado por alunos do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, referente ao estudo de caso. Foram realizadas duas visitas à casa de uma família que reside na Comunidade do Dendê, localizada no Bairro Edson Queiroz, Fortaleza- CE e que foi escolhida aleatoriamente. A família que foi analisada é formada por quatro pessoas, sendo duas mulheres e dois homens. A coleta dos dados foi feita por meio de entrevista com a Dona. MCL (nossa paciente índice). Os focos da conversa foram informações sobre a dinâmica familiar para avaliar o grau de funcionalidade dessa família e foram usados o Ciclo de Vida Famíliar, o Genograma e o APGAR como instrumentos.

Resultados: A família analisada representa uma “Família no Estágio Tardio”, pois existem três gerações convivendo na mesma residência (avó, filha e neto), apesar da diferença de idade, é visível que a família convive em harmonia. Mesmo morando em uma comunidade em que a maioria das pessoas são de baixa renda, essa família vive relativamente bem, pois a casa apresenta cômodos grandes, dando a privacidade necessária para cada membro. A família demonstra ser altamente funcional, entrando em acordo com as respostas do APGAR (10 pontos). É notório o diálogo entre os membros da família, tornando possível o conhecimento de todos sobre os desejos, os pensamentos e a rotina diária.

Conclusão ou Hipóteses: Esse estudo demonstrou que a funcionalidade familiar não depende apenas da renda, mas também da organização familiar. Uma família funcional é importante para a recuperação da saúde e para a prevenção de doenças. Além disso, é notório que o uso dos instrumentos de análise familiar é essencial para um estudo eficaz, pois estreitam as relações entre profissionais e famílias.






Palavras-chave


Estudo de Caso; Instrumentos de Análise Familiar; Funcionalidade das Famílias

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.