Estudo de caso: importância da abordagem familiar na Estratégia Saúde da Família

André Cavalcante Brasil, Fernanda Maria Queiroz Pereira, Raimundo Edmar Barroso Neto, Eduardo de Sousa Gomes, Lucíola Martins Frota

Resumo


Introdução: O contexto atual da Estratégia Saúde da Família permite uma abordagem do ambiente familiar, o que facilita a compreensão do funcionamento da família e sua dinâmica, bem como o papel do paciente dentro dela. Tal abordagem é realizada com instrumentos específicos, e é fundamental para que o médico e sua equipe possam compreender a família e assim adotar uma abordagem coerente.

Objetivos: Compreender a a utilização dos instrumentos de abordagem familiar e entender a importância do contexto familiar para a intervenção da equipe da Estratégia Saúde da Família.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo de caso realizado por alunos do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza na Comunidade de Dendê, localizada no Bairro Edson Queiroz, Fortaleza-CE. A entrevista foi realizada com a Dona MIRS em duas visitas domiciliares, e as perguntas foram voltadas a informações que pudessem esclarecer a dinâmica familiar. A escolha da família foi realizada aleatoriamente e todos os aspectos éticos respeitados. Aplicaram-se os instrumentos, APGAR, FIRO, Genograma, Practice e Ciclo de Vida.

Resultados: A família é composta por onze irmãos sendo que na casa da entrevistada moram cinco, MIRS (paciente índice), SHRS, MCRS, ACRS e AFRS. Os pais faleceram de doença cardíaca. MIRS não trabalha, pois tem que ficar em casa cuidando de AFRS . ACRS é alcoólatra, não trabalha e causa vários constrangimentos as irmãs. SHRS e MCRS trabalham e sustentam a casa. Existe ainda, um irmão RCRS e seus filhos que não moram na casa, mas causam muitos problemas por serem viciados em drogas. Ao aplicar o APGAR, o resultado foi de uma família altamente funcional. A família não se encaixa em um ciclo de vida convencionado.

Conclusão ou Hipóteses: O estudo demonstrou uma família altamente funcional, entretanto não é que se observa. O resultado do APGAR deve-se ao fato de MIRS responder as perguntas baseada em SHRA e MCRS, pois estas unem-se para enfrentar a dificuldades da família. Demonstrou ainda, a funcionalidade dos instrumentos de pesquisa e a necessidade do acompanhamento familiar.




Palavras-chave


Abordagem Familiar; Estudo de Caso; Instrumentos de Pesquisa

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.