Estudo e prevalência das parasitoses intestinais em crianças de Ananindeua - PA

Yara Monteiro Rodrigues, Marielle de Nazaré Gonçalves de Lima e Silva, Luiz Felipe de Paula Rego

Resumo


Introdução: As parasitoses intestinais acometem o grupo infanto-juvenil de países subdesenvolvidos. Por fatores imunes, higiênicos, alimentares e escolares presentes nessas regiões. como consequências tem-se: anemia, desnutrição, diarreia e baixo crescimento ponderal estrutura, além da reinfecção que ocorre em grande parte dos casos, sendo assim um caso de problema na saúde pública.

Objetivos: Verificar as principais enteroparasitoses que afetam a microarea 03, da ESF São Judas Tadeu, bairro Águas Lindas, Ananindeua. Conhecer as situações de moradia e saneamento correlacionando com a prevalência.Conhecer os agentes prevalentes.Verificar faixas etárias.Orientação profilática.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realização segundo Helsinque e do Código de Nuremberg,Normas de Pesquisa envolvendo Seres Humanos. e aprovação do comitê de Ética.Pesquisa de campo,com visitas semanais, às terças e quartas-feiras, à UBS Júlia Seffer,coleta de dados da ficha A e dos prontuários de pacientes que fazem parte do grupo de 6 à 10 anos de idade que sejam moradores da micro área 03.

Resultados: Enteroparasitoses mais frequentes:ovos de Ascaris lumbricóides (27,27%) e ovos de Trichuris trichuiuras (9,01%); entre os protozoários estão: cisto de Endolimax nana (36,36%), cisto de Blastocystis hominis (9,01%), Entamoeba histolytica (9,01%) e Giardia lamblia (9,01%).Dentre essas, estavam presentes em 3 exames, ovos de Ascaris lumbricoides,em 4 exames, cisto de Endolimax nana,em um exame, cisto de Blastocystis hominis,em um exame ovos de Trichuris trichuiuras,em um exame, ovos de Entamoeba histolytica,um exame contendo Giardia lamblia. E 22 das crianças possuem a fossa como destino para fezes e urina porém 6 das estudadas ainda possuem seus dejetos despejados em céu aberto.

Conclusão ou Hipóteses: Com a alta prevalência de enteroparasitoses na micro área 3, nota-se um problema de saúde publica, sendo imprescindível a realização de medidas preventivas( instalação de sistema de esgoto, rede de abastecimento de água tratada) e conscientização da população, monitorizando as condições de saúde da população,principalmente de crianças,que se mostram mais suscetíveis a infecção.




Palavras-chave


Enteroparasitoses; Parasitoses; Infância

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.